Viagens

Uma visão rara: a Acrópole de Atenas está coberta de neve

Embora se trate de um fenómeno incomum, este é o segundo ano consecutivo em que a capital grega é atingida por um nevão.
A neve pode ser bonita, mas também é perigosa.

Parece um cenário de filme e, apesar de ser um acontecimento raramente visto, a capital grega acordou mesmo sob um manto de neve. Um enorme nevão afetou Atenas, esta segunda-feira, 24 de janeiro, e travou todas as viagens aéreas, ao mesmo tempo que deixou centenas de condutores presos nas autoestradas durante a noite.

Rapidamente começaram as missões de resgate, mas não provaram ser muito úteis, já que ainda há muitos condutores encarcerados nos carros. O máximo que os membros do exército grego conseguiram fazer foi distribuir comida, água e mantas pelas pessoas à medida que as temperaturas iam baixando drasticamente.

Quedas de neve agressivas como esta são raras em Atenas, mas a tempestade apelidada de Elpida é a segunda a decorrer na capital da Grécia em dois anos.

No centro do país, 15 pessoas ficaram feridas quando um veículo de transporte tentou atrelar-se a um comboio que transportava 200 cidadãos durante o nevão. Dois destes passageiros feridos estão num estado mais crítico, disse um membro da polícia à “Reuters“.

Agora, os serviços de autocarros e comboios da região encontram-se parados, assim como os postos de vacinação na área de Atenas. Serviços do Estado, escolas e lojas não essenciais também estarão encerradas na quinta-feira, uma vez que se espera que o nevão dure até ao dia anterior. “Vão ser noites difíceis”, disse Christos Stylianides, ministra da proteção civil, à mesma publicação.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT