Viagens

Centenas de ingleses fugiram de resort nos Alpes a meio da noite para evitar quarentena

Eram mais de 400 mas em poucos dias sobravam poucas dezenas. Alguns fugiram a meio da noite.
Britânicos em fuga.

Foi um êxodo bizarro o que se viveu na última semana num resort de ski em Verbier, uma vila nos Alpes suíços. A localidade é conhecida entre viajantes britânicos mas por estes dias tornou-se palco de um caso invulgar.

A 21 de dezembro, havia mais de 400 britânicos alojados na região. Nessa altura já surgiam notícias sobre a nova estirpe de coronavírus, que tinha sido identificada no Reino Unido. Foi então que as autoridades em Verbier, preocupadas com o risco de propagação, decretaram que todos os britânicos que tinham chegado depois de 14 de dezembro teriam de fazer quarentena.

A grande maioria daqueles turistas britânicos tinha feito planos para passar o Natal nos Alpes. Mas assim que souberam do que se passavam, começaram a preparar a saída. Cerca de 50 abandonou logo naquele dia o resort.

As saídas prosseguiram durante os dias seguintes, algumas a meio da noite, sem aviso. No último domingo, dia 27 de dezembro, apenas umas poucas dezenas de turistas britânicos continuavam por lá.

O jornal suíço “SonntagsZeitung”conta que o êxodo apanhou de surpresa os próprios funcionários e direção do resort. Só se aperceberam quando começaram a ver o aumento de refeições que ficavam esquecidas às portas dos quartos e o número crescente de hóspedes britânicos que já não atendia os telefones dos quartos.

Na localidade, onde os britânicos eram habitualmente bem-vindos, ficou algum ressentimento sobre a forma como a quarentena foi sendo furada. Isto apesar de, como conta o “The Guardian”, alguns dos hóspedes terem contactado o resort quando já estavam de volta ao Reino Unido, a perguntar se tinha ficado alguma despesa por pagar.

A nova estirpe tem sido considerada pelos especialistas como ainda mais transmissível. Em resultado disso, por estes dias há já vários países com restrições para viajantes vindos do Reino Unido.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT