Viagens

Cidadãos que viajam por razões familiares estão isentos de quarentena na UE

Bruxelas quer que haja uma uniformização das regras, para evitar a atual "manta de retalhos de medidas".
Pede-se uma uniformização.

Os cidadãos que viajem por “razões familiares importantes” na União Europeia estão, propõe Bruxelas, isentos de ficar em quarentena — mesmo que haja, no destino, restrições relacionadas com a Covid-19.

Segundo a Comissão Europeia, citada pela “Lusa“, numa altura de aumento do número de casos de infeção com o novo coronavírus na Europa, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, publicou uma mensagem a pedir aos governos nacionais na UE “informações claras e atempadas” antes de introduzirem restrições à circulação, que no seu entender deve ter por base um “código de cores comum, baseado em critérios comuns”.

De acordo com o proposto pelo executivo comunitário, os países devem aplicar medidas restritivas “baseadas no nível de risco” do país de emissão, desde o vermelho, ao laranja e verde, significando então que não há restrições neste último caso e que, nos restantes, “os governos nacionais poderão pedir que [o cidadão] seja testado ou submetido a quarentena”.

Ursula von der Leyen, porém, diz que existem exceções: “Aqueles que têm uma razão essencial para viajar, como os trabalhadores dos transportes ou aqueles que viajam por razões familiares importantes, não serão obrigados a ficar submetidos a quarentena”.

É este sistema de cores, com as devidas exceções, que a líder do executivo comunitário quer ver agora implementado na UE, procurando evitar a “manta de retalhos de medidas” que se verificou nos últimos meses de restrições avulsas à circulação definida por cada país.

“Em toda a UE, temos diferentes códigos de cores, diferentes critérios e diferentes regras sobre testes e quarentena” e isso torna “difícil saber para onde se pode viajar, que regras se devem seguir quando se chega lá e que regras se aplicam quando se regressa a casa”, observou a responsável.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm
Novos talentos

AGENDA NiT