Viagens

Com um Pai Natal voador e um mercado erótico: assim se festeja o Natal em Hamburgo

Durante a época natalícia, há mais de uma dúzia de mercados na cidade alemã. E alguns são mesmo surpreendentes.
Há muitos mercados pela cidade.

Se há país que é conhecido por ter os melhores mercados de Natal (e as melhores cervejas também), é a Alemanha. Em quase todas as cidades, as ruas ficam iluminadas, as praças enchem-se de barracas e tendas para vender presentes e iguarias tradicionais da época. 

O de Nuremberga, por exemplo, é um dos maiores do país, mas há uma outra cidade que não desilude na altura de celebrar a época: Hamburgo. É lá que vai encontrar mais de uma dúzia de mercados — dos mais tradicionais a um mercado erótico alternativo.

Um dos mais famosos é de Rathausmarkt, que está instalado na praça da câmara municipal. Este ano, foi inaugurado a 21 de novembro e fica por lá até ao dia 23 de dezembro. Com dezenas de barracas com artigos de decoração, artesanato em madeira, brinquedos feitos à mão, bijuteria e petiscos típicos da época, um dos grandes destaques é a enorme árvore de Natal iluminada.

Contudo, tem uma outra particularidade que deixa os miúdos encantados: o mercado é sobrevoado pelo Pai Natal no seu trenó. Graças a um cabo de aço de 100 metros, o famoso velhinho de barbas brancas e traje vermelho “voa” três vezes por noite e é uma das principais atrações do recinto.

 

Entre os vários mercados que animam Hamburgo nesta época do ano, destaca-se o Santa Pauli, na Reeperbahn, uma zona conhecida pelos clubes noturnos. Durante a quadra, mantém-se a tradição e os visitantes podem assistir a espetáculos de strip tease e atuações de bandas num ambiente de festa — com pouca roupa.

Este mercado de Natal erótico destina-se apenas a adultos e pode ser visitado até dia 23 de dezembro. Por lá, encontra ainda uma galeria de arte ao ar livre e presentes fora do comum para oferecer neste Natal. Devido à sua localização, o recinto fica aberto até bem mais tarde do que os tradicionais (até à uma da manhã), e há entretenimento todos os dias.

Outra feira a não perder é a que tem lugar na avenida Jungfernstieg, no lago Binnenalster. Aqui o Natal celebra-se de branco: as barracas que vendem bijuteria e artesanato são todas pintadas desta e o cenário tem como pano de fundo o reluzente lago. Pode ser visitada até 29 de dezembro.

Até dia 30 de dezembro, pode explorar o evento organizado na ilha da Fleet. Chama-se Mercado Marítimo de Natal e tem uma atmosfera especial. Rodeado pelos canais dos rios Elba e Alster, além de oferecer várias iguarias da época, os visitantes podem aproveitar para visitarem os navios históricos.

Se procura uma experiência digna de um verdadeiro conto de fadas, irá encontrá-la no Castelo de Bergedorf até 30 de dezembro. Longe da agitação das artérias mais movimentas da cidade, os terrenos em redor do monumento transformam-se numa vila natalícia escandinava, com muitas luzes, especialidades nórdicas e artesanato proveniente da Dinamarca, Noruega e Suécia.

Nas semanas que antecedem o Natal, o centro de Hamburgo recebe os já famosos desfiles natalícios. Todos os sábados de dezembro, duas vezes por dia (às 14 e às 17 horas), anjos, duendes e renas desfilam pelas ruas, acompanhados por carros alegóricos coloridos, música e o próprio Pai Natal.

Como lá chegar

Se gostava de visitar os vários mercados que existem em Hamburgo durante a quadra natalícia, ainda consegue encontrar viagens em conta para este ano. De 10 a 14 de dezembro, por exemplo, há voos para a cidade alemã desde 135€, com partida de Lisboa. Caro prefira partir do Porto, encontra opções a partir de 194€ para as mesmas datas.

Se quiser começar por visitar o mercado erótico de Rathausmarkt, pode apanhar o autocarro 606 e sair 40 minutos depois na estação Hamburg U-Bahn Station.

De seguida, carregue na galeria para ver como fica Hamburgo durante a época natalícia.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT