A Assembleia da República aprovou, no passado dia 27 de novembro, a proposta para retomar os comboios internacionais entre Portugal e Espanha. No entanto, esta reativação enfrenta obstáculos devido à falta de entendimento entre a CP e a operadora ferroviária espanhola Renfe, que divergem sobre a recuperação das ligações suspensas durante a pandemia.
A proposta foi apresentada pelo Livre e contou com o apoio dos partidos de esquerda. PSD e CDS-PP votaram contra, enquanto Chega e IL optaram pela abstenção. O documento sugere que os serviços ferroviários noturnos sejam integrados no Plano Ferroviário Nacional, incentivando o Governo português a negociar com o Executivo espanhol para reativar, no primeiro semestre de 2025, os serviços Lusitânia e Sud-Expresso através da CP e da Renfe.
Desde março de 2020 que Portugal está sem comboios internacionais de longa distância. Os serviços noturnos Sud-Expresso, que ligavam Lisboa a Hendaia, e Lusitânia, que faziam a ligação Lisboa-Madrid, foram interrompidos devido à pandemia. A suspensão, inicialmente vista como temporária, tornou-se definitiva, deixando Lisboa como a única capital europeia sem ligações ferroviárias internacionais.
Portugal é atualmente o país mais isolado da Europa Continental em termos de relações ferroviárias internacionais. Apenas duas ligações regionais subsistem: a automotiva que liga Entroncamento a Badajoz e o comboio Celta, que opera entre Porto e Vigo, com dois serviços diários.