Viagens

Comboios noturnos internacionais podem regressar em 2025

Proposta passada na Assembleia da República pede que ligações interrompidas na pandemia sejam retomadas, mas não há data definida.
Os comboios noturnos internacionais regressam já no próximo ano.

A Assembleia da República aprovou, no passado dia 27 de novembro, a proposta para retomar os comboios internacionais entre Portugal e Espanha. No entanto, esta reativação enfrenta obstáculos devido à falta de entendimento entre a CP e a operadora ferroviária espanhola Renfe, que divergem sobre a recuperação das ligações suspensas durante a pandemia.

A proposta foi apresentada pelo Livre e contou com o apoio dos partidos de esquerda. PSD e CDS-PP votaram contra, enquanto Chega e IL optaram pela abstenção. O documento sugere que os serviços ferroviários noturnos sejam integrados no Plano Ferroviário Nacional, incentivando o Governo português a negociar com o Executivo espanhol para reativar, no primeiro semestre de 2025, os serviços Lusitânia e Sud-Expresso através da CP e da Renfe.

Desde março de 2020 que Portugal está sem comboios internacionais de longa distância. Os serviços noturnos Sud-Expresso, que ligavam Lisboa a Hendaia, e Lusitânia, que faziam a ligação Lisboa-Madrid, foram interrompidos devido à pandemia. A suspensão, inicialmente vista como temporária, tornou-se definitiva, deixando Lisboa como a única capital europeia sem ligações ferroviárias internacionais.

Portugal é atualmente o país mais isolado da Europa Continental em termos de relações ferroviárias internacionais. Apenas duas ligações regionais subsistem: a automotiva que liga Entroncamento a Badajoz e o comboio Celta, que opera entre Porto e Vigo, com dois serviços diários.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT