Viagens

Concurso do Interrail termina já esta terça-feira — e há 1200 vagas para Portugal

Este ano, a faixa etária é mais abrangente, com lugares disponíveis para jovens com 19 e 20 anos. Saiba como pode participar.
Apresse-se a participar.

Percorrer a Europa de comboio pode ser uma verdadeira experiência de vida. E se antigamente tínhamos de poupar dinheiro durante meses para seguir viagem, agora até pode fazê-lo gratuitamente, graças a uma iniciativa da Comissão Europeia. O concurso para os passes do Interrail começou a 12 de outubro e termina já esta terça-feira, dia 26.

A DiscoverEU volta a gerir este programa da União Europeia que oferece o passe de comboio a milhares de cidadãos e para o qual ainda vai a tempo de se candidatar. Desta feita, 60 mil jovens europeus têm a oportunidade de explorar a Europa de comboio em 2022, com o relançamento do programa após um ano de pausa forçada em 2020.

Para compensar esse período, desta vez, vão ser atribuídos muitos mais passes e serão abrangidas mais idades, para não prejudicar quem ficou de fora. Podem-se inscrever, então, todos aqueles que nasceram entre 1 de julho de 2001 e 31 de dezembro de 2003, inclusive.

“Nesta ronda, os jovens de 19 ou 20 anos também podem candidatar-se, dado o adiamento da iniciativa devido à Covid-19. O objetivo é promover um sentido de unidade e solidariedade em toda a UE através de viagens transfronteiriças e aprendizagem intercultural. Para serem elegíveis para um passe de viagem, os jovens devem passar num questionário de seis perguntas de cultura geral sobre a União Europeia e sobre outras iniciativas da União Europeia dirigidas aos jovens”, explica a entidade.

O passe de Interrail nasceu em 1972 para promover a mobilidade de jovens menores de 21 anos. Desde 1998,  o passe pode adquirido por pessoas de qualquer idade. Atualmente, o bilhete é válido em mais de 40 mil destinos, num total de 33 países europeus.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT