Viagens

Cone de vulcão de La Palma colapsa e espera-se “evolução de emergência vulcânica”

Residentes de três localidades afetadas estão impedidos de recuperar os seus bens após vulcão ter entrado em nova fase.
Cone colapsou.

O cenário em La Palma continua a evoluir após o vulcão Cumbre Vieja ter entrado em erupção no passado domingo, 19 de setembro. O vulcão já terá entrado em nova fase de emergência.

O “El País” escreve este sábado, 25 de setembro, que o cone do vulcão colapsou parcialmente. O momento terá sido observado através de drones por Carlos Lorenzo, geólogo do Instituto Geológico e Mineiro de Espanha, que publicou um vídeo nas redes sociais.

O desabamento terá criado uma “enorme corrente de blocos muito grandes” que estão a deslizar pela encosta abaixo, em direção ao mar.

Este informação surge na mesma altura em que especialistas alertam que o momento é de “evolução de emergência vulcânica”. Isto levou a que a população de três localidades alvo de evacuação fosse impedida de tentar retirar alguns dos seus pertences.

A lava expelida pelo vulcão já devastou cerca de 240 hectares de terreno, num perímetro de cerca de 16 quilómetros. Perto de 400 edifícios não terão escapado. Cerca de seis mil pessoas tiveram de ser retiradas.

Esta será mesmo a fase mais explosiva do vulcão desde que entrou em erupção. Na sexta-feira, o aeroporto da ilha já havia sido encerrado devido ao acumular de cinzas expelidas pelo Cumbre Vieja.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT