Viagens

Depois do Reino Unido, a Grécia também vai ter um passaporte para quem já está vacinado

A medida pretende ajudar o setor do turismo e facilitar a circulação de pessoas.
Viajar poderá ficar mais fácil

Toda a gente está com vontade de ir de férias e viajar, sobretudo com os dias mais quentes a aproximarem-se. Conhecida como um dos destinos europeus de eleição, a Grécia está a trabalhar num passaporte de vacinas para garantir que consegue receber turistas.

O anúncio foi feito esta terça-feira, 23 de fevereiro, e explica que a Grécia será um dos primeiros países a desenvolver um passaporte de vacinas digital que irá certificar todos aqueles que tomarem as duas doses da vacina contra a Covid-19.

Esta ideia tem como objetivo principal ajudar o setor do turismo, tão importante para a economia daquele país e que tanto tem sofrido durante a pandemia. Neste caso, o foco principal estará mesmo na passagem das fronteiras.

“Propomos que quando as pessoas cruzarem a fronteira para ir para outro país, tenham, claro, a oportunidade de fazer um teste e ficar em quarentena, mas também, se estiverem vacinadas, tenham a oportunidade de passar a fronteira mais facilmente”, explicou o Secretário-Geral do Ministério da Saúde grego, citado pelo “The Telegraph”, Marios Themistokleous.

Esta é uma medida que não é nova e que tem vindo a ser proposta, com algumas nuances, por vários destinos como a Roménia, o Chipre e até as Ilhas Seychelles. O Reino Unido estará também a planear uma solução semelhante, tendo em conta que iniciou o desconfinamento esta segunda-feira, 22 de fevereiro, e que estará a prever que a circulação possa estar retomada na altura do verão.

Apesar destas opções tomadas por vários países, a Organização Mundial da Saúde recomendou recentemente que os passaportes de vacinas não fossem para já tidos em conta na hora de viajar, uma vez que não há ainda certezas se quem toma a vacina fica mesmo imune ou se continua a poder transmitir o vírus, mantendo-se a necessidade de tomar todas as precauções como até agora.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT