Viagens

Despedimentos na Disney devastaram várias famílias: estes bloguers decidiram ajudar

Não é magia, mas parece. Um casal fã dos parques angariou milhares de euros para ajudar os afetados em poucos dias.
O parque de Orlando foi um dos afetados.

A notícia não era totalmente inesperada mas caiu como uma bomba num pais primeiro devastado pela pandemia e depois também pelo desemprego. No final de setembro, soube-se que a Disney iria despedir cerca de 28 mil trabalhadores dos seus parques temáticos, cruzeiros e outros eventos nos Estados Unidos.

A decisão deveu-se ao “impacto prolongado” da crise da Covid-19 nos negócios do grupo e à incerteza sobre a sua duração, explicou então a empresa num comunicado divulgado a nível internacional.

Mas, segundo a “CNN“, um verdadeiro milagre digno de filmes precisamente da Disney, onde tudo é encantado e uns pós de magia resolvem os problemas mais dramáticos, aconteceu: não em modo vindo de lado nenhum, mas em modo bloguers com milhares de seguidores a salvarem o dia.

Enquanto viam nas notícias as demissões em massa a acontecer nos seus parques temático favoritos, dois bloguers que se dedicam ao universo da Disney a partir da Florida aproveitaram a sua audiência online para lançar uma campanha que, em poucos dias, já angariou mais de 56 mil dólares — cerca de 47 mil euros — para ajudar os afetados pelos despedimentos e para o banco de alimentos local.

Na Florida, como na Califórnia, há comunidades habitacionais perto dos parques da Disney onde famílias inteiras trabalham habitualmente nos resorts e diversões, sendo, por isso, incalculável nesta altura o impacto que os anunciados despedimentos podem ter nestas comunidades.

Sarah e Tom Bricker iniciaram em 2011 um blogue dedicado aos parques da Disney, onde é possível ver a sua verdadeira paixão por este mundo: estamos a falar de publicações regulares, elaboradas, sobre tudo o que pode encontrar, novidades, comida, diversões, curiosidades e afins. O site chama-se DisneyTouristBlog.com e é um sucesso nos EUA. 

Na página do casal, explica-se o como surgiu o blogue: “Fundamos este site como um local para reunir as nossas fotos, dicas e opiniões sobre a Disney. O nosso objetivo é ter um lugar divertido que forneça comentários informativos e divertidos para os fãs e turistas que planeiam as suas viagens aos Parques da Disney”, explicam os Bricker.

De acordo com a CNN, quando o casal aficionado por este mundo soube que a Disney iria demitir milhares de funcionários, não hesitou: decidiram criar uma campanha virtual de arrecadação de fundos para o Second Harvest Food Bank da Florida Central — que tem ajudado, sobretudo durante a pandemia, a alimentar “longas filas” de moradores locais afetados pela crise do coronavírus. 

“Quer viva na Florida ou não, todos fazemos parte da mesma comunidade de fãs do Walt Disney World”, explicam na página da angariação, que os próprios lançaram com cerca de 430€. “Junte-se a nós para ajudar a retribuir àqueles que fizeram tanta magia por nós ao longo dos anos”, adiantam.

Publicado por Disney Tourist Blog em Quinta-feira, 1 de outubro de 2020

 

Com vista a ser uma ação inclusiva e abranger toda a comunidade, os fundos arrecadados não serão direccionados apenas para os ex-funcionários da Disney mas para todos os afetados pela pandemia. E não só na Florida, sendo os visitantes encaminhados para o Second Harvest Food Bank da Califórnia, em Orange County, caso queiram apoiar os demitidos no parque deste Estado.

“As demissões e licenças por tempo indeterminado no Walt Disney World, em outros parques temáticos e em toda a indústria do turismo tiveram um impacto desproporcional na Florida”, explica Tom Bricker citado pela “Travel + Leisure“. “Neste ponto, muitos foram impactados negativamente de alguma forma — diretamente ou por meio de familiares e amigos que perderam os seus empregos e estão nervosos com o que o futuro reserva. É nada menos do que doloroso”, adianta.

Em quase dez anos, o blogue nunca se associou a contribuições financeiras, mas agora foi altura de apelar à generosidade dos cidadãos: e esta foi tanta que o objetivo final, criado na primeira semana de outubro, de 25 mil dólares, foi alcançado num dia; passou depois para uma meta de 40 mil dólares; e já vai nos 60 mil como objetivo.

“Eles começaram a página como uma forma da comunidade que os segue apoiar os trabalhadores do turismo locais que foram economicamente impactados pelas demissões em parques temáticos, frequência reduzida e outros fatores que afetam nossa força de trabalho local”, explica Erika Spence, porta-voz do Second Harvest Food Bank à “CNN”. “Cada dólar arrecadado pode fornecer quatro refeições para famílias necessitadas”, conclui.

Publicado por Disney Tourist Blog em Domingo, 13 de setembro de 2020

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm
Novos talentos

AGENDA NiT