Viagens

Dinamarqueses lançam petição para comprar a Califórnia. Querem “sol e palmeiras”

A Disneyland vai passar a chamar-se Hans Christian Andersenland e o Mickey receberá os visitantes com um capacete viking.
Só há vantagens.

A Dinamarca é reconhecida como o “país mais feliz do mundo”, mas para ser perfeito faltam alguns detalhes: sol, palmeiras e patins. Para acrescentar estas características de sonho ao território dinamarquês, foi lançada uma petição que defende a compra da Califórnia aos EUA para resolver o problema.

A proposta, que já conta com mais de 200 mil assinaturas, surgiu como resposta a Donald Trump, que manifestou o desejo de adquirir a Gronelândia, território autónomo da Dinamarca. Descontentes com a declaração do presidente dos EUA, os dinamarqueses decidiram responder na mesma moeda, sugerindo a compra da Califórnia.

“Já olhou para um mapa e pensou: sabem do que a Dinamarca precisa? Mais sol, palmeiras e patins. Bem, temos uma oportunidade única na vida de tornar esse sonho realidade. Vamos comprar a Califórnia a Donald Trump”, afirmam na petição, que pretende reunir 500 mil assinaturas.

Entre os benefícios da aquisição, destaca-se o clima da Califórnia, que oferece 300 dias de sol por ano. “Imagine trocar as botas de chuva por chinelos”, sugerem os organizadores da petição. A forte presença empresas tecnológicas e a vasta produção de abacates foram outros fatores que contribuíram para a escolha deste estado em particular.

“Sejamos francos: Trump não é exatamente o maior fã da Califórnia. Já a chamou de ‘estado mais arruinado’ e discute frequentemente com os seus líderes. Temos a certeza de que estaria disposto a abrir mão dela, pelo preço certo”, dizem.

Caso o negócio avance, a primeira promessa é que a Disneyland passará a ser conhecida como Hans Christian Andersendlad, em homenagem ao famoso escritor e poeta dinamarquês. O Mickey, por sua vez, receberá os visitantes com um capacete viking.

Quanto ao nome, o estado passará a chamar-se Nova Dinamarca, enquanto Los Angeles será renomeada como Løs Ångeles. “Vamos levar o hygge [o segredo dinamarquês para a felicidade] para Hollywood, ciclovias para Beverly Hills e smørrebrød orgânico para cada esquina”, anunciam.

Para facilitar as negociações, a Dinamarca promete enviar “os melhores negociadores, como os executivos da LEGO”, além de “uma oferta vitalícia de pastelaria dinamarquesa”. O custo da compra é estimado em cerca de 965 milhões de euros, o que equivale a aproximadamente 17 mil euros por cada dinamarquês.

Os apoiantes da petição poderão receber várias recompensas, incluindo uma praia privada em Malibu ou um fornecimento vitalício de abacates cultivados na Califórnia. Entre os “apoiantes imaginários” da petição estão o baterista dos Metallica, Lars Ulrich, e o ator Viggo Mortensen, famoso por “O Senhor dos Anéis”.

No final da página, os autores da petição esclarecem que “a campanha é 100 por cento real… nos seus sonhos”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT