Viagens

Dois anos depois, a Ilha da Páscoa reabre finalmente ao turismo

O território insular chileno recebe o primeiro voo com turistas já no dia 4 de agosto, quinta-feira.
Já pode conhecer esta incrível ilha.

A Ilha da Páscoa, um território insular chileno no meio do Pacífico, esteve encerrada durante grande parte da pandemia, mas vai reabrir ao turismo após estes dois anos. O primeiro voo com turistas aterra no aeroporto internacional Mataveri, em Hanga Roa, já na próxima quarta-feira, 4 de agosto.

O anúncio da reabertura das fronteiras foi feito por Verónica Kunze, a subsecretária de Turismo, que afirma: “Temos que abrir a ilha, mas temos que fazer isso de forma segura”. A reabertura será feita de forma gradual, com apenas dois voos por semana da Latam, a única companhia aérea a fazer a ligação entre a ilha e a capital Santiago do Chile. Em outubro, a frequência semanal deverá aumentar.

Os turistas que querem passar férias naquele que é um dos destinos turísticos mais visitados do Chile devem estar com as vacinas em dia e levar um teste PCR negativo, feito com 24 horas de antecedência. Antes de embarcarem no voo de regresso, devem fazer novamente um teste antigénio. Em caso de resultado positivo, a pessoa infetada será reencaminhada para um dos hotéis apontados pelo governo chileno.

Localizada a cerca de 3500 quilómetros do continente americano, o território insular tem cerca de 7000 habitantes e, antes da pandemia, recebia por volta de 160 mil turistas por ano. Com as fronteiras novamente abertas, estima-se que os serviços turísticos da ilha voltem a operar, por enquanto, entre 10 a 15 por cento.

A Ilha da Páscoa é famosa sobretudo pelas gigantescas esculturas — os moais — que estão espalhadas por diferentes zonas do território. A intervenção humana é quase inexistente, sendo abundantes os espaços verdes e as altas colinas que são o sítio perfeito para nos sentarmos a ver o pôr do sol.

Carregue na galeria para descobrir os destinos novos (e antigos) para onde toda a gente vai viajar este ano.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT