Viagens

9 castelos que tem de conhecer durante as suas próximas férias em França

A região é pouco explorada pelos turistas estrangeiros, mas o Vale do Loire concentra inúmeros edifícios que merecem uma visita.
Há muitos para descobrir.

Muitos portugueses passam as férias em território nacional, das ilhas ao Algarve, passando pela costa alentejana, sem esquecer o Gerês — destinos incríveis para passar uns dias a relaxar, longe da rotina do dia a dia, não faltam.

Outros decidem aventurar-se além fronteiras. Espanha e Itália são dois dos países de eleição. E, não podemos esquecer França, claro. Paris é um dos destinos de Páscoa favoritos dos portugueses: a icónica Torrei Eiffel ou o Arco do Triunfo são ex-libris que muitos querem conhecer.

Se uns preferem ficar pelos típicos roteiros turísticos, muitos outros optam por ir à descoberta de lugares menos conhecidos — e muitas vezes, mais em conta. Caso esteja neste último grupo, há uma região em França que merece uma visita nas suas próximas férias. Chama-se Vale do Loire e fica a cerca de 126 quilómetros da capital francesa.

O Vallée de la Loire, a designação em francês desta região com cerca de 800 quilómetros quadrados — reconhecida desde 2000 como Património da Humanidade pela UNESCO — acolhe um vasto leque de monumentos icónicos e jardins únicos. Ali também encontra centenas de hectares de vinhas que dão origem a alguns dos melhores rótulos de França. Apesar de todos os atrativos da região, o grande destaque são mesmo os castelos — são mais de 300.

Entre centenas de propostas, torna-se difícil escolher os melhores, mas a NiT pode ajudar. Um que não pode faltar no seu roteiro é o Castelo de Amboise. Por lá passaram vultos da monarquia francesa, como os reis Carlos VIII e Francisco I, as rainhas Catarina de Medici e Ana da Bretanha, e até Louis-Philippe I.

Leonardo da Vinci era outro dos nomes que ali se deslocava frequentemente. A primeira vez foi a convite do rei Francisco I que lhe pediu para trabalhar no castelo. O italiano aceitou prontamente. Quando partiu para França, Da Vinci levou consigo o icónico quadro “Mona Lisa”. Pode-se dizer que o rei francês apaixonou-se imediatamente pela mulher que atualmente está exposta no Louvre e acabou por comprar a obra.

O castelo está aberto ao público e oferece visitas guiadas, que têm uma duração de hora e meia, e decorrem diariamente, entre as 9 e as 19 horas. A entrada custa 12,80€ para os adultos e 8,80€ para os miúdos. Além de um majestoso jardim, o edifício recebe muitas exposições temporárias e espetáculos de luz e som que, por vezes, têm até 250 figurantes.

Carregue na galeria e conheça este e outros castelos que tem mesmo de conhecer no Vale do Loire.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT