Viagens

Esta montanha em Málaga vai ser o novo parque nacional que tem de conhecer

A Sierra de las Nieves é um dos locais mais mágicos de Espanha. Vai passar a ter caminhadas, centros de visitantes e muito mais.
Imagem de Alex Pixart, partilhada no Instagram.

Não estamos em altura de viajar, mas lá chegaremos em breve, todos o queremos acreditar. E, quando for altura, podemos começar por descobrir cada vez mais os recantos perfeitos do nosso País e também do país vizinho — onde, tal como cá, há serras, praias e aldeias absolutamente estonteantes, com a vantagem de ficarem bem perto até de carro.

Este verão, ou quando puder, guarde esta sugestão na sua lista: em Espanha, perto de Málaga e a sudeste da popular cidade branca de Ronda, a Sierra de las Nieves da Andaluzia está à beira de se tornar um parque nacional. Depois de mais de seis anos de luta nesse sentido, com atrasos impostos pela pandemia, espera-se que a bonita região receba a aprovação oficial em 2021.

Segundo avança a “Lonely Planet“, o futuro Parque Nacional Sierra de las Nieves será o 16.º parque nacional da Espanha, o terceiro a chegar à Andaluzia e o primeiro da província de Málaga.

A visita a esta região é absolutamente recomendada: este que antes de ser parque nacional já é parque natural protegido, tem mais de 200 quilómetros quadrados de natureza e biodiversidade, tendo como ponto central uma serra que no inverno tem neve e é um paraíso para os amantes de atividades da época.

Aqui encontra veados, lontras, aves de rapina e árvores de várias espécies incluindo os raros abetos espanhóis que, lembra a revista, são relíquias da Idade do Gelo da Península Ibérica, encontrados apenas em três locais do sul da Espanha e no norte de Marrocos. Cerca de 65% destes pinsapos espanhóis encontram-se na Sierra de las Nieves, onde alguns existem há 500 anos.

Por perto tem praias, natureza e Ronda, a perfeita cidade branca empoleirada no topo de um penhasco com vista para o novo parque nacional. No total, o parque ocupará então 230 km2 de montanhas escarpadas de Málaga, contando com financiamento destinado a criar centros de visitantes e outras infraestruturas para desenvolver o turismo responsável, que também pretende beneficiar a comunidade local.

As atividades para os visitantes vão incluir caminhadas, como por exemplo pelos abetos ou até ao cume do pico mais alto da Sierra de las Nieves, Torrecilla. Vai pode ainda fazer mountain bike, escalada, espeleologia, caiaque e canoagem. E visitar outras aldeias brancas, como El Burgo, Tolox Yunquera e Istán.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT