O antigo “palácio do poder” de Roma, mais conhecido como Domus Tiberiana, reabriu aos turistas esta quinta-feira, 21 de setembro. Graves problemas estruturais levaram ao encerramento ao público na década de 1970. Agora, 50 anos depois, já se pode voltar a percorrer o mesmo caminho que os imperadores e a sua corte seguiram durante séculos para chegar à grandiosa residência privada.
Com quase dois mil anos, a Domus Tiberiana, situada no topo do Monte Palatino, foi a casa dos governantes da época imperial da cidade e oferece vistas panorâmicas incríveis para o Fórum Romano. Embora a residência tenha o nome de Tibério, que governou o império após a morte de Augusto, as últimas investigações arqueológicas indicam que a construção do palácio só começou na era de Nero, pouco depois do incêndio de 64 d.C. que devastou grande parte da cidade.
O edifício sofreu várias ampliações e renovações ao longo do tempo, sendo que as mais importantes foram realizadas pelos imperadores Domiciano e Adriano. Atingiu uma extensão de cerca de quatro hectares e, além da parte residencial, incluía locais de culto, aposentos para a guarda que protegia o imperador e um bairro de serviço.
Após a queda do Império Romano, a residência ficou abandonada durante séculos, até que a família nobre Farnese desenvolveu um extenso jardim à volta das ruínas. Os trabalhos de escavação e restauro ajudaram os arqueólogos a juntar “séculos de história” num lugar que acabou por ficar esquecido.
Os turistas que agora visitam o palácio deparam-se com uma seleção de centenas de artefactos ali encontrados, incluindo objetos em metal e vidro, bem como estátuas que foram desenterradas, decorações e moedas antigas.
A visita também inclui exposições multimédia, que ajudam a traçar a história do monumento ao longo dos séculos. Numa das salas é possível, por exemplo, observar a estrutura original do Domus Tiberiana e as transformações urbanas da zona antes de ser utilizada como palácio. Pode comprar os bilhetes para visitar o Monte Palatino online. A entrada custa 18€.
Como lá chegar
Se partir de Lisboa, encontra bilhetes de ida e volta a partir de 53€. Assim que chegar ao aeroporto, é só apanhar o comboio e sair na paragem do Coliseu.
Aproveite e carregue na galeria para conhecer um dos segredos mais bem guardados da capital italiana: um buraco numa fechadura.