Viagens

Vai ter 9 novas maneiras de fazer os Caminhos que ligam Portugal a Santiago

Braga, Idanha-a-Nova, Estremoz, Serpa e Tavira foram algumas das cidades contempladas no projeto.respetivamente
Fonte: "O caminho de Santiago"

É uma viagem com ligações religiosas mas também uma descoberta pessoal por caminhos especiais. Falamos do caminho de Santiago, objetivo final de uma viagem diferente.

A consultora Upstream, que presta serviços especializados na área do turismo, anunciou o seu mais recente projeto “Caminhos Ibéricos de Santiago (CIS)”, que inclui novos itinerários jacobeus que ligam Portugal a Santiago de Compostela, em Espanha.

O projeto promete investigar, divulgar e promover todos os “Caminhos Ibéricos de Santiago (CIS)” transfronteiriços que se desenvolvem na Raia Ibérica, com uma maior ênfase para os que são menos percorridos e que atravessam as regiões do interior peninsular.

“Os Caminhos de Santiago atraem hoje em dia um grande número de pessoas, não só por razões religiosas, mas também por motivações espirituais, desportivas e, sobretudo, de “busca” pessoal, convívio e escape às rotinas diárias ou de mera descoberta de outros horizontes”, explica em comunicado Catherine de Freitas, a CEO da Upstream.

Ao todo, o projeto comtempla nove itinerários jacobeus que se encontram em diferentes fases de desenvolvimento e consolidação. Dos quais, fazem parte — o “Caminho Português Central”; “Caminho da Geira e dos Arrieiros”; “Caminho Português Interior”; “Caminho Português da Via da Prata”; e o “Caminho de Torres”.

Inclui também, o “Caminho de Santiago Via da Estrela”; “Via Badajoz a Estremoz” (ligação Via da Prata ao Caminho Nascente Alentejo); “Via Aracena a Serpa” (ligação Caminho do Sul/Via da Prata ao Caminho da Raia Alentejo) e a “Via Huelva a Castro Marim/Tavira (ligação Caminho do Sul/Via da Prata ao Caminho Nascente Algarve).

Recentemente, o Turismo Centro Portugal assinou um protocolo de cooperação com 20 municípios da região, com o objetivo de acelerar a certificação e dinamização do Caminho Português de Santiago, nos seus itinerários o Caminho Central e a Via Portugal Nascente. Estes dois percursos atravessam o território do Centro do País, ao longo de 210 e 199 quilómetros, respetivamente.

Mapa de itinerários.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT