Viagens

Duas das piscinas oceânicas mais bonitas do mundo estão em Portugal

Uma encontra-se numa ilha e a outra numa aldeia de estilo mediterrânico. Ambas merecem várias visitas.
Fotografia: @portourgal_guide.

As elevadas temperaturas convidam, sem dúvida, a muitos (e bons) mergulhos. Com tantas opções, contudo, pode ser difícil escolher em que águas se aventurar. Caso faça parte do grupo que não resiste ao mar salgado, mas se sente mais confortável quando não corre o risco do chão lhe fugir, as piscinas oceânicas são a melhor opção. Para sua sorte, espalhados pelo mundo há exemplares incríveis destas maravilhas da natureza, capazes de conquistar até os públicos com maiores exigências. Em Portugal, ficam duas das mais bonitas.

Quem o garante é a prestigiada “Condé Nast Traveller” (CNT) que, a pensar nos nadadores que vivem indecisos entre a possibilidade de desfrutar de toda a comodidade à beira da piscina — sem a necessidade de ficar de olho nos praticantes de caiaque e kitesurfistas — e a emoção de um mergulho à beira-mar, elegeu alguns dos mais espetaculares representantes do que de melhor estes dois mundos têm a oferecer. Nasceu, assim, um ranking dominado pela Austrália, no qual também brilham a piscina oceânica da praia de Azenhas do Mar, em Sintra, e a de Porto Moniz, na Madeira.

Sobre a localizada na aldeia de estilo mediterrânico com uma pitoresca falésia, a menos de uma hora de carro da capital, a publicação ressalta que é apenas a alguns passos “das suas impressionantes casas pintadas de branco” que “encontra uma piscina natural que se reabastece com água fresca do oceano Atlântico”.

“Sintra não é um destino turístico popular, mas com os seus penhascos, tons verde-água naturais e um restaurante de marisco espetacular incluído na oferta, vale bem a pena uma visita”, acrescenta.

Já o segundo espaço escolhido no nosso País fica numa ilha. Porto Moniz foi formada ao longo de milhares de anos, através do arrefecimento de lava vulcânica. Os banhos salgados foram desenvolvidos para facilitar o acesso, com degraus na água e trilhas construídas ao redor do perímetro.

Há cacifos úteis para guardar objetos de valor e espreguiçadeiras também. A água é cristalina e com peixes que se vêm facilmente. No entanto, na maré alta, as ondas podem atravessar as paredes, por isso, tenha cuidado.

Carregue na galeria para conhecer 10 das piscinas oceânicas mais bonitas do mundo, segundo a “Condé Nast Traveller”.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT