Viagens

Dubai cria chuva artificial com drones para combater a vaga de calor

A nova tecnologia permite libertar cargas elétricas nas nuvens, para estimular a precipitação forte.
Imagem partilhada no Instagram.

Estão mais de 48 graus Celsius no Dubai, e no entanto choveu torrencialmente no fim de semana, ao ponto de fazer lembrar as monções asiáticas. No passado domingo, 18 de julho, o Centro Nacional de Meteorologia dos Emirados Árabes Unidos divulgou imagens de fortes chuvas neste emirado, com lençóis de água a atrapalhar até o trânsito, em pleno verão e sob uma forte vaga de calor.

O motivo, adianta o “The Independent“, é mesmo a intervenção humana. Segundo este meio, o centro de meteorologia local confirmou que usou uma nova tecnologia desenvolvida que permite que drones aumentem a precipitação no país através da libertação de cargas elétricas.

A operação foi desenvolvida em termos técnicos pela Universidade de Reading, no Reino Unido, e a chuva é criada usando tecnologia de drones que liberam as tais cargas elétricas nas nuvens para que se agrupem e formem chuva. O objetivo é aumentar a precipitação país do Médio Oriente, que tem uma média de apenas dez centímetros de chuva por ano.

O professor Maarten Ambaum, que trabalhou no projeto, disse à BBC em março passado que os Emirados Árabes Unidos têm nuvens suficientes para criar condições propícias à chuva. O projeto tenta fazer com que as gotas se unam umas às outras ao receber o impulso elétrico, “como o cabelo seco num pente”, explicou.

Desde 2017, os Emirados Árabes Unidos já investiram mais de 10 milhões de euros em vários projetos para aumentar a chuva, estando a ser exploradas várias opções, do uso de sal ao de químicos. No entanto este método será, se se revelar como tudo indica eficaz, o mais amigo do ambiente, estando já a ser testado também na China e Índia. Além disso, também pode ser utilizado pelo motivo inverso, tentando conter a chuva e impedindo enchentes. 

Além do vídeo partilhado pelo serviço meteorológico (em cima), vários vídeos e fotos nas redes sociais mostraram entretanto o fenómeno da chuva forte no Dubai.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT