Subscreva a nossa newsletter para receber as melhores sugestões de lifestyle todos os dias.

Viagens

É um achado histórico: foram encontrados dois corpos quase intactos em Pompeia

O achado arqueológico está a ser investigado para que se descubram mais informações sobre este caso bizarro.
Os corpos estão quase intactos

Pompeia não pára de surpreender os arqueólogos e historiadores. Os especialistas do Parque Arqueológico de Pompeia, em Itália, anunciaram este sábado, 21 de novembro, que encontraram dois corpos quase intactos.

Apanhados pela erupção do Vesúvio, no ano de 79 d.C., os dois corpos ficaram petrificados pelas cinzas resultantes da atividade do vulcão, o que facilitou agora a sua reconstituição quase perfeita, na posição em que se encontravam. A ideia inicial é que estariam a tentar fugir quando o primeiro andar da luxuosa casa cedeu, deixando-os soterrados.

Estes dois corpos pertenceram a homens, um com entre 30 e 40 anos e o outro com 18 a 23 anos. O mais velho aparenta ser um homem rico, uma vez que estava ainda envolvido por um manto de lã. Por sua vez, o mais novo media apenas 1,56 metros e parece ser seu escravo, já que as compressões vertebrais que sofria não são normais para tal idade, o que indica que fazia trabalhos manuais, de esforço e que carregava pesos.

A descoberta aconteceu na Civita Giuliana, uma vila suburbana no noroeste da cidade, onde até já tinham sido descobertos os restos mortais de três cavalos em 2017. As investigações para tentar perceber melhor quem eram estes homens e qual a sua relação vão decorrer ao longo dos próximos meses, sendo que “os primeiros estudos indicam que a morte deve ter ocorrido na madrugada do segundo dia da erupção, ou seja, por volta das 9 horas do dia 25 de Outubro de 79 d.C”.

Esta escavação e descoberta, que vinha a ser trabalhada desde o início do ano, foi classificada pelo ministro da Cultura italiano, Dario Franceschini, como “incrível”.

Ao longo dos anos têm sido feitos vários achados arqueológicos em Pompeia, uma tendência que se irá manter nos próximos anos. Apenas um terço dos 44 hectares da cidade foram escavados até agora. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT