Viagens

El Cosmico: vem aí o primeiro hotel do mundo construído com recurso à impressão 3D

O alojamento em Marfa, Texas, vai sofrer uma renovação. As tendas vão dar lugar a casas construídas com esta técnica.
Vai ser inaugurado em 2024.

Quando a Internet surgiu, poucas pessoas imaginaram o impacto que ela poderia ter na forma como trabalhamos e vivemos e a impressão 3D pode vir a repetir a história. Quando o engenheiro norte-americano Chuck Hall criou, em 1984, uma máquina para prototipar produtos rapidamente, ninguém pensou que a invenção poderia vir a tornar-se tão importante no futuro. No entanto, só há cerca de uma década é que começámos a imaginar um mundo impresso em 3D — e parece que esse futuro não está assim tão longe.

Depois de ser aprimorada e melhorada ao longo dos anos, as possibilidades desta técnica parecem infinitas. Prova disso é o El Cosmico, o primeiro hotel do mundo impresso em 3D que vai ser inaugurado já no próximo ano no Texas, nos Estados Unidos da América. A ICON, empresa de tecnologias avançadas de construção, uniu-se à Bjarke Ingels Group (BIG), empresa de arquitetura, e a Liz Lambert, especialista em hotelaria e criadora do El Cosmico, para renovarem o hotel e acampamento dedicado à experiência nómada.

Quando estavam à procura do local perfeito para abrirem o primeiro hotel impresso em 3D, a ICON não podia deixar de olhar para Marfa, no Texas. A pequena (e muitas vezes) misteriosa cidade já é um ponto de encontro para os futuristas, com os avistamentos de OVNIs, as famosas luzes de Marfa e designs modernos em estilo desértico por toda a área. Era o sítio perfeito para avançarem com a ideia.

Ocupando 25 hectares de um deserto na cidade do Texas, o projeto vai expandir o empreendimento  que, atualmente, inclui uma variedade de estruturas, como caravanas, tendas e algumas zonas de lazer — mas vai ser totalmente reinventado. “Há muitos anos que tenho uma visão para a evolução do El Cosmico que inclui várias áreas que acrescentam à experiência tanto para os hóspedes como para os locais ‒ uma piscina, um hammam (banho turco) e mais zonas para oficinas de arte e de construção de competência”, explica Liz Lambert.

Agora, além de realizar este sonho antigo, vai conseguir concretizá-lo recorrendo à impressão 3D, “que conjuga os mais antigos princípios da construção com uma tecnologia futurista que funciona de forma mais rápida, sustentável e eficiente” em comparação com a construção moderna.

Mais do que um hotel, o projeto pretende dar a oportunidade aos hóspedes de experimentarem, em primeira mão, os resultados da nova tecnologia. A futura unidade hoteleira vai apresentar curvas e cúpulas orgânicas, uma linguagem arquitetónica que só pode ser alcançada através da impressão 3D. A tecnologia da ICON destaca-se sobretudo na criação de formas suaves e superfícies curvas, tornando possível dar vida a essa visão de design.

Na sua futura forma, o hotel vai abrigar estruturas impressas em 3D em grande escala, destacando-se pelas suas formas orgânicas, geometrias circulares, com cúpulas, arcos e abóbadas, “que celebram a convergência da cultura criativa e o ambiente natural minimalista da paisagem de Marfa”.

Haverá casas de dois, três e quatro quartos e cada uma delas oferece vistas deslumbrantes das Montanhas Davis. Os quartos em cabines redondas terão ainda claraboia para que os hóspedes possam ver o céu estrelado. O hotel vai contar também com uma piscina infinita, sala de exposições de arte, casas de banho e cozinhas externas, tudo pensado e projetado com as cores e as formas do deserto, para se conectar com a paisagem local.

“As arquiteturas verdadeiramente únicas e divergentes criadas pela impressão 3D estão apenas a começar. Uma das grandes alegrias da ICON é colocar a nossa tecnologia nas mãos de grandes criativos e ver as possibilidades que surgem”, disse Jason Ballar, co-fundador da empresa de tecnologias.

A abertura deve acontecer em 2024 e as reservas para a nova maravilha do design impresso em 3D vão abrir em julho. Ainda não foram reveladas informações relativamente aos preços da estadia, mas pode inscrever-se no site do hotel para ser o primeiro a receber novas atualizações sobre o El Cosmico.

Carregue na galeria para ver as primeiras imagens do projeto.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT