Viagens

Em França, apenas os vacinados vão poder andar de transportes públicos

A medida faz parte do novo passe vacinal aprovado pelo Parlamento. Deve entrar em vigor dentro de poucos dias.
O novo passe vacinal deve entrar em vigor esta semana.

Cerca de cinco milhões de franceses ainda não tomaram qualquer dose da vacina contra a Covid-19. O governo do país tem vindo a limitar o acesso a vários espaços a pessoas que não estão inoculadas. Foi aprovado no Parlamento um novo passe vacinal que apenas irá permitir a vacinados andarem de transportes públicos de média e longa duração.

O anterior passe sanitário em vigor era relativo a vacinas e teste negativo. Esta nova versão já faz referência às três doses — ou a duas com atestado de recuperação. Em locais culturais, como cinemas, teatros e museus, irá passar a ser obrigatória a apresentação deste novo passe.

O acesso a centros comerciais, restaurantes, bares, cafés e pavilhões desportivos também será limitado. As penas de prisão foram aumentadas para os que cidadãos forem apanhados nestes locais sem um passaporte de vacinação, para um máximo de cinco anos e uma multa que chega aos 75 mil euros.

Este novo documento apenas se destina a pessoas com mais de 16 anos. Para os que têm entre 12 e 15 anos, o anterior passaporte que estava em vigor mantém-se válido. O governo quer que a nova lei comece a ser aplicada ainda esta semana.

O país tem registado uma média de casos 300 mil casos diários nas últimas semanas. Pouco mais de sete por cento da população francesa recusou ser vacinada.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT