Viagens

Empresa de ferries da Nova Zelândia quer pôr passageiros a “voar sobre a água”

O VS—9 da Vessev oferece uma experiência de navegação comparável à de um avião. Empresa quer revolucionar o transporte marítimo.
O transporte marítimo mais confortável.

A Vessev, uma empresa neozelandesa, revelou um inovador hidrofólio elétrico, dotado de uma cabina luxuosa destinada ao transporte de passageiros. A embarcação ambiciona revolucionar o panorama do transporte marítimo e já se encontra na fase final de testes, com produção em curso para empresas do setor. O seu principal utilizador será a Fullers360, a maior operadora de ferries da Nova Zelândia.

O modelo VS—9 proporciona uma experiência de navegação comparável à de um avião, mas sobre a água. Com nove metros de comprimento e uma velocidade de 25 nós (aproximadamente 45 quilómetros por hora), esta embarcação apresenta-se como uma alternativa eficiente e sofisticada para transporte de passageiros. Com capacidade para acomodar até 10 viajantes, foi concebido para maximizar o conforto e a interação dos utilizadores com a envolvente.

O interior é espaçoso e possui janelas panorâmicas, evocando o design de um automóvel de luxo. Inspirado nas embarcações da America’s Cup, VS—9 recorre a hidrofólios (ou foils, em inglês), ou seja, estruturas submersas semelhantes a asas. 

Essas estruturas permitem que o barco se eleve acima da superfície da água enquanto navega, reduzindo o arrasto e aumentando a velocidade e a eficiência. Quando atinge velocidades elevadas, a embarcação consegue elevar-se 50 centímetros acima da superfície da água, minimizando o impacto das ondas e assegurando uma viagem “agradável e silenciosa”.

“Até agora, sempre foram necessários barcos de maior porte para proporcionar conforto aos passageiros, mas o VS—9 oferece essa experiência numa plataforma ágil, que pode ser atracada e carregada em praticamente todas as marinas”, salienta o CEO da Vessev, Eric Laakmann.

O responsável fez também uma comparação entre o VS—9 e uma limusina, afirmando que será como “introduzir uma limusina num mundo de autocarros”. Acrescentou ainda que “o desenho da embarcação é extremamente versátil”, e a empresa já está a desenvolver outras versões, para diferentes mercados.

Embora o VS—9 tenha sido inicialmente projetado para o turismo de luxo, pode ser adaptado a diversos setores, desde resorts ecológicos a serviços de transporte para grandes iates.

Atualmente, a embarcação está a passar pelo processo de certificação junto da Maritime New Zealand e promete ser um marco na transição global para uma navegação marítima sustentável e confortável.

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Vessev (@vessev.marine)

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT