Viagens

Erupção de um vulcão gigante subaquático causa tsunami na ilha de Tonga

Vídeos e fotografias da onda gigante a atingir a ilha do Pacífico já estão a circular nas redes sociais.
Eletricidade e comunicações estão em baixo.

Um tsunami atingiu este sábado, 15 de janeiro, a costa da ilha de Tonga, no Pacífico Sul, após uma violenta erupção vulcânica. Não existe registo de vítimas. O vulcão entrou em erupção às 17h20 (4h20 em Portugal continental) e lançou uma enorme nuvem de cinzas para a atmosfera.

Uma grande onda atingiu algumas casas e edifícios em frente à praia e inundou rapidamente as imediações, de acordo com vídeos publicados nas redes sociais. Ondas de tsunami de 83 centímetros foram observadas na capital da ilha, Nuku’alofa.

As autoridades locais emitiram um aviso de tsunami para todo o país na sequência da erupção do vulcão submarino Hunga-Tonga-Hunga-Ha’apai, a cerca de 65 quilómetros da ilha de Tongatapu, com 71 mil habitantes.

A erupção originou também um aviso de tsunami para a Samoa Americana, que viu a capital Pago Pago ser atingida por ondas de 60 centímetros. As ilhas Fiji emitiram um aviso de tsunami e pediram aos residentes que evitassem as linhas costeiras “devido a fortes correntes e ondas perigosas”.

Foi pedido a todos os residentes costeiros para se refugiarem das ondas em zonas altas e para usarem máscaras faciais que os protejam da queda de cinzas. O Rei Tupou VI de Tonga foi retirado do palácio, situado perto da costa, e encontra-se entre os muitos residentes que se dirigem para terrenos mais altos.

A Agência de Gestão de Emergências da Nova Zelândia disse no Twitter que são esperadas “fortes correntes e ondulações invulgarmente imprevisíveis” ao largo da costa norte e leste da Ilha do Norte e das Ilhas Chatham daquele país oceânico.

O Serviço Meteorológico de Tonga colocou no seu perfil do Facebook uma imagem de satélite da nuvem causada pelo vulcão submarino, que já mostrava sinais de aumento de atividade no dia anterior e também desencadeou um aviso momentâneo de tsunami. A explosão do vulcão Hunga Tonga Hunga Ha’apai foi a última de uma série de grandes erupções.

 

 

O site de notícias “Matangi Tonga” relatou que os cientistas observaram explosões maciças, trovões e relâmpagos perto do vulcão, após este ter começado a entrar em erupção no início da sexta-feira, 14 de janeiro. Todos os voos domésticos deste sábado, 15 de janeiro, foram cancelados devido ao vulcão.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT