Viagens

Esqueça os aviões: a sua viagem de luxo para 2022 leva-o neste comboio histórico

A rota do Danube Express vai dos Alpes até às cidades históricas dos Balcãs, entre refeições Michelin e estadias em hotéis de cinco estrelas.
São oito dias inesquecíveis

Aconchegar-se numa poltrona na sua cabine enquanto espera pela hora da refeição, servida confortavelmente numa mesa com vista privilegiada, a caminho do próximo destino. À chegada, é sair, descobrir, apaixonar-se e seguir viagem rumo a outro local. Sem stress.

Pode ser este o futuro das viagens, num mundo cada vez mais preocupado com questões de sustentabilidade, onde as viagens aéreas parecem cada vez menos desejáveis e mais supérfluas. Dizem que “a viagem é o caminho” e as ferrovias começam, cada vez mais, a ser a nova plataforma para viajantes que não se importam de um regresso a um passado onde tudo era feito de forma mais lenta. E saborosa, dirão os apologistas dos comboios.

A verdade é que os comboios confortáveis e de luxo são cada vez mais, têm cada vez mais rotas, muitas delas renascidas das cinzas ou, melhor dizendo, da época dourada da ferrovia. O Expresso do Danúbio é um desses comboios que têm feito um regresso triunfante aos históricos carris europeus.

Composto por carruagens que remontam aos anos 50 e outras recuperadas da década de 80, a máquina começou as suas rotas luxuosas em 2008, maioritariamente a fazer a ligação entre Budapeste, na Hungria, e Istambul, na Turquia, com passagens pela Roménia, Bulgária ou Sérvia. Os itinerários alargaram-se a outros países, em 2014 foi adquirido pela Golden Eagle Luxury Trains e hoje providenciam algumas das mais entusiasmantes e luxuosas viagens de comboio pela Europa e arredores.

Pode ser aqui que encontra a sua grande viagem para 2022, numa experiência radicalmente diferente das agitadas viagens em companhias low cost, sempre feitas a um ritmo acelerado. Uma das rotas da Golden Eagle para o próximo ano arranca em maio e chama-se Habsburg Express, uma viagem entre lagos e florestas, que o leva a conhecer os Balcãs e as pequenas localidades alemãs e austríacas.

O itinerário começa na capital austríaca, em Viena, onde tem direito a uma estadia de uma noite num dos hotéis de luxo da cidade, onde também será servido um jantar. Terá mais um dia para conhecer as redondezas, antes de partir da estação de comboios rumo a ao lago de Chiemsee, onde poderá viver a experiência de viajar numa carruagem a vapor de 1887, antes de partir rumo a Salzburgo, na Áustria, onde o espera outro jantar de luxo.

Existem dois tipos de cabines privadas

A viagem prossegue nos Alpes eslovenos, rumo à capital Ljubljana. Já a bordo do Golden Eagle Danube Express, passará por Rijeka, na Croácia, Sarajevo, na Sérvia, e Mostar, cidade histórica da Bósnia-Herzegovina. A viagem de oito dias termina em grande, com dois dias em Dubrovnik, com direito a uma noite num hotel de luxo e um jantar no Nautika, o restaurante com estrela Michelin nas muralhas históricas da cidade.

Quase toda a viagem é feita no comboio histórico que é, na verdade, um hotel sobre os carris. Além das carruagens dedicadas ao restaurante e ao lounge bar, terá direito a uma cabine privada. Existem duas tipologias: a mais luxuosa, a Superior Deluxe, tem uma cama King Size rebatível numa cabine com 8,6 metros quadrados, ar condicionado, casa de banho privativa e guarda-roupa.

Já as Deluxe são um pouco mais pequenas, com 7,7 metros quadrados de área, embora incluam todos os outros luxos. Todas as camas são rebatíveis e podem transformar-se em bancos e sofás durante o dia, para oferecer mais espaço aos hóspedes.

Entre destinos, o bar garante que pode beber e petiscar sempre que lhe apetecer, sendo que há também eventos de entretenimento agendados para cada rota. O restaurante oferece um pequeno-almoço todos os dias, bem como possibilidde de almoçar e jantar com uma ementa à la carte.

O itinerário Habsburg Express inclui duas estadias em hotéis de luxo, uma no dia anterior à partida e outra no dia após a chegada ao destino. Estão também previstos jantares em restaurantes locais para provar refeições tradicionais. Os bilhetes incluem já as refeições a bordo, bem como bebidas no bar, num total de seis pequenos-almoços, cinco almoços e seis jantares. Mesmo fora do comboio, os luxos não terminam: os guias irão acompanhar sempre os viajantes.

O Habsburg Express está agendado para os dias 18 a 25 de maio, sendo que os valores começam nos 10 mil euros para a cabine Deluxe e chegam aos 22 mil nas Superior Deluxe.

Pode petiscar, beber e comer nas carruagens bar e restaurante

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT