Viagens

Esqueça os cruzeiros no alto mar. Os luxuosos cruzeiros de rio estão melhores do que nunca

A Riverside recuperou uma frota de luxo e leva os viajantes a conhecer o percurso de alguns do rios mais famosos da Europa.
Há três restaurantes a bordo

Quando pensamos em cruzeiros, vêm-nos à cabeça imagens de gigantescos navios a cruzarem o alto mar, rumo a destinos exóticos. A verdade é que nem todos os cruzeiros têm que ser iguais.

A desafiar esta ideia estão os luxuosos cruzeiros de rio que permitem também fazer viagens de vários dias, enquanto visita diversos países e cidades — mas sempre com paisagens deslumbrantes permanentemente presentes nas janelas. Uma das opções mais cobiçadas está aqui relativamente perto, nas águas de um dos mais famosos rios europeus, o Danúbio.

A pandemia levou à falência a Crystal Cruises, que detinha alguns dos melhores cruzeiros deste género. Comprada pela Seaside Collection, uma empresa alemã de hotelaria, os navios regressam agora às águas com os seus quartos espaçosos e restaurantes requintados.

O primeiro a ser lançado através da empresa Riverside é o Crystal Mozart, um dos cinco navios da frota que, após algumas remodelações, se prepara já para receber os primeiros viajantes.

“Estamos a preparar aquilo que será uma opção excecional para viajantes de luxo, para que possam experimentar os cruzeiros de rio pela primeira vez”, explica Jennifer Halboth, responsável da Riverside.

A empresa irá lançar às águas três navios, todos com nomes de compositores famosos: o Mozart, o Debussy e o Ravel. As viagens estão programadas para começar em abril com itinerários distintos e que podem ir de apenas três até às 14 noites. Além do Danúbio, irão percorrer os cursos do Reno e do Ródano.

Os outros dois navios da frota, o Bach e o Mahler, só voltarão à atividade em 2024. O maior é o Mozart com um total de 81 cabines. Os restantes contam com 55 cabines cada um.

Nenhum luxo foi poupado na criação destes cruzeiros que se distinguem dos de rio pelos seus quartos espaçosos com walk in closets, casas de banho duplas e camas king size. Cada navio tem também três restaurantes, ginásio e piscina interior.

A nova empresa vai redobrar os esforços na qualidade da cozinha oferecida a bordo, com menus inspirados nas cozinhas locais e produtos frescos. Não faltarão a bordo os sommeliers para ajudar os viajantes a navegarem pelas garrafeiras a bordo e a encontrarem os melhores pairings.

No que toca a atividades em terra, os cruzeiros contam com assistentes que podem ajudar a desenhar um plano personalizado, de aulas de culinária a passeios de helicóptero e de balão.

A viagem inaugural do Mozart é um cruzeiro de nove noites que arranca a 4 de abril, com partida e chegada a Viena, na Áustria. Através do Danúbio, os viajantes vão passar por Budapeste para uma estadia de dois dias, depois Bratislava, na Eslováquia; aí, o cruzeiro dá a volta e dirige-se para terras austríacas novamente, com passagem por Mathausen, rumo a Passau, na Alemanha; por fim, após passagens por Linz e Grein, na Áustria, a viagem termina na capital Viena.

Existem seis tipologias de alojamento no Mozart. Desde logo, a mais luxuosa, a Suite do Proprietário, com capacidade para quatro pessoas num total de 82 metros quadrados — cujo preço mais barato começa nos 22,328€, dependendo da modalidade que pretender, que vai da estadia sem refeições até à que tem tudo incluído.

O quarto mais barato, a Harmony Suite, tem ainda assim 20 metros quadrados. Os preços para esta tipologia começam nos 4,134€.

Carregue na galeria para ver mais imagens.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT