Viagens

Esqueça a pandemia: pode conduzir até às suas cidades favoritas sem sair de casa

Há um site que o leva a passear mesmo em confinamento: pode conduzir pelas ruas e ouvir o som ambiente ou uma rádio local.
Não dá para resistir

Há mais de um mês em confinamento, os nossos dias deixaram de ter, para a maior parte das pessoas, as longas filas de trânsito até ao trabalho, a confusão normal da cidade e aquela rotina em que por alguns minutos passeamos as ruas da cidade. Isso, a juntar à vontade de viajar, faz-nos ter saudades até do trânsito matinal.

Para quem está cheio de vontade de voltar à agitação normal da vida citadina ou simplesmente desejoso de explorar outras paragens, há um nome que deve apontar: Drive and Listen. Isto é uma app, que também pode ser vista online, onde é possível viajar por várias cidades, ouvir as rádios locais e até os sons da rua.

Criada por um jovem turco a estudar em Berlim, esta app tem estado a conquistar cada vez mais público e no TikTok tem mais de 52 milhões de seguidores através da hashtag #driveandlisten. É a melhor forma de combater o tédio durante o confinamento, garantem.

Para descobrir esta maravilha basta abrir a página. A partir daí aparecem imagens recolhidas através de vídeos de YouTube, dashcam ou enviadas por seguidores onde é possível percorrer as ruas de cidades de todo o mundo. Isto sempre com um plano filmado a partir do tablier do carro, o que dá mesmo a sensação de estar a conduzir ou no lugar do passageiro. Depois, basta escolher se quer ou não ouvir os sons ambiente da cidade e pode até ligar o rádio para ouvir, em direto, uma estação local.

Todos os dias há cidades novas a ser acrescentadas e são mais de 40 as propostas que estão disponíveis, tão variadas como Lisboa, Londres, Paris, Nova Iorque, Rio de Janeiro, Miami, Buenos Aires ou Madrid. Aqui nunca vai poder passar semáforos vermelhos nem exceder o limite de velocidade, mas pode até escolher entre três velocidades diferentes para uma experiência ainda mais realista.

Quando criou toda esta plataforma, Erkam Şeker não o fez a pensar em toda esta repercussão, foi apenas uma forma de sentir-se mais perto de casa, apesar dos constrangimentos da pandemia.

“Sentia falta de conduzir pela minha cidade, até do trânsito e da confusão do dia a dia, por isso acabei por ver vídeos de Istanbul [online]”, contou ao “Lonely Planet”, acrescentando: “Foi tão divertido ver a minha cidade, mas pensei, porque não ouvir alguma rádio de fundo para ter toda a experiência de condução? Percebi que outras pessoas à volta do mundo deviam sentir essa mesma saudade da experiência de estar na estrada”.

De facto, é uma nova forma de regressar a locais que nos são familiares ou até de espreitar alguns dos destinos que temos na lista para as próximas viagens. Além disso, claro, também é uma boa maneira de passar o tempo quando estamos em casa sem saber o que fazer.

“No início, fiz a app para de alguma forma diminuir as saudade de casa, mas agora também o vejo como uma nova maneira de explorar as cidades”, concluiu.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT