Viagens

Esta caminhada noturna pelos fiordes da Noruega é perfeita para o desconfinamento

A experiência é inesquecível e inclui ainda um passeio de cruzeiro para conhecer alguns dos pontos mais famosos da zona.
Uma experiência para ajudar a esquecer o confinamento

Estamos fartos de estar em casa, disso ninguém tem dúvidas, mas cancelar os planos para um futuro próximo não quer dizer, de todo, ter de cancelar os sonhos. Um deles, comum a muita gente, pode muito bem ser conhecer os fiordes da Noruega. Se tudo correr bem — e mediante as indicações das autoridades — poderá fazê-lo ainda esta primavera.

Quem é fã de aventuras e em especial de caminhadas pela montanha tem certamente o sonho de um dia conhecer os fiordes. Aquela região da Noruega, com as suas altas rochas e vales profundos, é famosa pelos fantásticos cruzeiros onde pode conhecer vários pontos interessantes de uma perspetiva mais baixa, mas também pelas grandes caminhadas que é possível fazer até ao cimo das rochas mais incríveis.

Entre essas caminhadas há uma que pode ser feita à noite, para descobrir o Pulpit Rock, uma das rochas mais famosas — conhecida sobretudo pela sua plataforma quadrada de cerca de 25 metros de lado, onde é possível sentar a apreciar a paisagem e onde há até quem monte uma tenda para pernoitar.

Na caminhada de subida do Preikestolen, nome mais completo da rocha, é possível também ficar um pouco mais de tempo e esperar pelo amanhecer para ver o sol nascer no fiorde Lyse. A escolha é sua.

O tour apresentado pela Outdoorlife Norway começa por volta do meio-dia com um cruzeiro pelo fiorde Lyse onde vai conseguir ver também outros fiordes, ilhas e montanhas. A partir desse ponto ao nível do mar vai poder ver o Pulpit de uma outra perspetiva, mesmo antes de conhecê-lo mais a fundo.

Esta parte dura cerca de duas horas e depois começa a segunda parte da experiência, quando, após o briefing inicial do guia sobre tudo o que irá ver e as noções de segurança necessárias, passará realmente à caminhada. Mesmo durante a primavera é normal os trilhos terem neve ou gelo, por isso é melhor ir a contar com isso.

Este é um dos fiordes mais requisitados

Pelo caminho haverá, naturalmente, momentos para descansar, recuperar o fôlego, tomar uma bebida quente e tirar algumas fotografias para deixar os amigos cheios de inveja. Esta caminhada deverá durar entre 2h30 e 3h30, mas será recompensada com a paisagem incrível do topo dos cerca de 604 metros de altitude do fiorde. A descida tem a duração aproximada de outras duas horas, mas será também uma experiência única onde conseguirá ver o nascer do sol.

Os grupos deste tipo de tour vão até 14 pessoas, sempre com idade superior a oito anos. É necessário que leve botas de caminhada, dois pares de meias quentes, calças e casaco impermeáveis, camisolas polares ou de lã, gorro e luvas, uma mochila pequena e alguns snacks e água. Algum do equipamento poderá ser alugado diretamente com a agência.

Este tour inclui ainda, além do cruzeiro de duas horas, o acompanhamento de um guia profissional, o uso de equipamento especial para caminhada na neve se necessário, lanterna de cabeça, bebidas quentes, transportes e transfer para o hotel em Stavanger.

Devido às restrições impostas pela pandemia é difícil prever quanto custará a viagem e a estadia. Quanto ao tour noturno ao Pulpit Rock, ficará por cerca de 175€ e realiza-se a partir de abril. Todas as informações estão no site da Outdoorlife Norway.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT