viagens

Esta é a aldeia mais bonita de Espanha, assim votaram os espanhóis

Albarracín fica a poucas horas de Portugal e tem tudo o que vale a pena: castelos perdidos no tempo, ruínas e comida maravilhosa.

Carregue nas setas para ver mais imagens

Quando olhar para as imagens desta aldeia, só vai pensar numa coisa: “Como é que é possível eu não conhecer isto?” Segundo os espanhóis, é a povoação mais bonita do seu país. Chama-se Albarracín, fica em Teruel, Aragão, e parece saída de um livro ou de um mundo mágico.

São pouco mais de 44 hectares e de mil habitantes numa aldeia erguida na encosta de uma montanha, com ruas pequenas e inclinadas, muralhas e castelos, um rio na base e uma beleza candidata a Património Mundial da UNESCO. Albarracín fica a cerca de 300 quilómetros, ou três horas de Madrid (900 quilómetros de Lisboa), e já fazia parte das “Aldeias Mais Bonitas de Espanha”, uma rede criada em 2011 para promover e preservar o património nacional e fomentar o turismo, em zonas menos conhecidas ou habitadas.

Agora, segundo os próprios espanhóis, que se manifestaram numa votação promovida pelo jornal “El País“, esta povoação é mesmo a mais bonita que vai encontrar em Espanha.

O jornal pediu aos leitores que votassem nas cinco povoações mais bonitas do País a partir de uma lista com 250 localidades, todas com menos de dez mil habitantes. Durante os cinco dias de votação, o “El País” recebeu milhares de respostas, e assim elaborou o ranking das vilas e aldeias mais incríveis de Espanha.

A vencedora fica junto do rio Guadalaviar. Segundo o jornal, oferece tudo o que um viajante pode querer: uma catedral (a Catedral de El Salvador), muralhas altas, a Torre do Andarilho, um centro histórico e até as ruínas mouras de um Alcázar antigo. E isto tudo com natureza à volta, a da Serra de Albarracín.

A aldeia chegou a ser capital de um reino de taifas (um principado muçulmano) e continua meio perdida no tempo e na serra, com o seu espírito medieval e islâmico, e casas maioritariamente avermelhadas, que lhe dão um ar permanente de Idade Média.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm
Novos talentos

AGENDA NiT