Viagens

Esta é a rua mais curta do mundo — tem o tamanho de uma fachada

Fica na Escócia e já entrou para o Livro dos Recordes da Guiness pela sua dimensão inusitada.
Imagem do Mackays Hotel.

Há avenidas imensas, ruas estreitas e sinuosas, becos com nome próprio, de tudo um pouco na enorme vastidão urbanística do mundo; mas alguma vez se perguntou, nas suas visitas e passeios por Portugal e cidades fora dele, qual seria a rua mais pequena do mundo? Saiba que é esta: fica na Escócia e tem o tamanho de uma fachada, a do hotel que é o seu único ocupante.

Segundo o “Daily Mail“, a rua que foi reconhecida pelo Guinness World Records como a mais curta do mundo mede apenas 2,05 metros, o que quer dizer que a faz do início ao fim em dois a três passos.

Trata-se da rua Ebenezer Place, em Wick, na Escócia, ocupada por um único edifício — ou, na verdade por uma estreita fachada de um edifício, o Mackays Hotel.

Segundo se explica na página deste hotel, a história remonta a 1883, quando um escocês, Alexander Sinclair, voltou da América depois de fazer fortuna, para realizar o seu sonho e erguer o Mackays Hotel. Na altura, as autoridades instruíram-no a colocar um nome na extremidade curta do prédio, pois a consideravam tecnicamente uma rua. Ebenezer Place apareceu então nos registos da cidade em 1887.

A rua foi entretanto certificada pelo Guiness e o hotel continua ativo, sempre que as pandemias mundiais o permitem, com mais de 60 anos a ser gerido pela mesma família.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT