Viagens

Esta é a cidade mais poderosa do mundo

A capital francesa lidera o ranking elaborado pela World Travel & Tourism Council.
Não o será por muito tempo

Ah, Paris. É a eterna cidade romântica, montra do estilo de vida europeu e, aparentemente, também a cidade mais poderosa do mundo.

Quem o diz é a World Travel & Tourism Council (WTTC), que elaborou e divulgou o ranking que elege as mais poderosas de todo o planeta. A decisão tem por base vários fatores, da contribuição do turismo na cidade para o Produto Interno Bruto do país, ao emprego e valores gastos pelos turistas.

Feitas as contas, Paris superou todas as outras concorrentes com uma contribuição de cerca de 36 mil milhões para o PIB francês só em 2022. No ranking, imediatamente atrás de Paris está Pequim, com uma economia turística avaliada em 33 mil milhões.

Apesar de a cidade europeia estar no topo, os especialistas estimam que, pelo menos nestes indicadores, as cidades asiáticas deverão rapidamente ultrapassar a concorrência. “Grandes cidades como Londres, Paris e Nova Iorque continuarão a ser potências globais, mas nos próximos anos, Pequim, Xangai ou Macau irão ascender ao topo”, revela a CEO da WTTC, citada pela “Travel + Leisure”.

No terceiro posto, um nome surpreendente, a cidade norte-americana de Orlando, seguida por Xangai, Las Vegas, Nova Iorque, Tóquio, Cidade do México, Londres e, a terminar o top 10, a chinesa Guangzhou.

Noutros rankings elaborados também pela WTTC, descobre-se que a cidade com turistas mais gastadores é o Dubai, com Doha, Londres, Macau e Amesterdão no encalço.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT