“Deixar a zona de conforto e partir sem data de regresso”. Uma família de quatro, conhecida nas redes sociais como Four Nature, decidiu fazer precisamente isso, “uma loucura”. Venderam a casa e o carro, desfizeram-se de praticamente tudo o que tinham, e compraram bilhetes só de ida para Bali, na Indonésia.
Em setembro de 2022, Filipa Abreu (41 anos) e Djalmo Gomes (43 anos) deram início a uma viagem de dois anos pelo sudeste asiático com os dois filhos, André e Daniel, na altura com cinco e dois anos, respetivamente. Inicialmente a ideia até seria viver em Bali — já tinham hotéis e casas marcadas para os primeiros meses —, mas o elevado custo de vida levou-os a mudar os planos.
A família aproveitou então para conhecer outros destinos e houve um deles que a conquistou de imediato: Lombok, uma ilha verdejante da Indonésia que oferece “uma experiência autêntica”.
“De todos os países e ilhas que visitámos, sentimos que em Lombok tínhamos outra ligação à natureza, perto de praias maravilhosas e com atividades que nos agradavam, como o surf”, revela Djalmo Gomes à NiT. Apesar da popularidade que tem conquistado nos últimos anos, ainda é “um destino pouco explorado e menos turístico”, com preços ainda acessíveis.
Assim, em vez de Bali, decidiram passar uma temporada na ilha, onde arrendaram uma casa e até ofereceram estadias gratuitas a portugueses que por lá passassem. Os miúdos, mesmo com as barreiras linguísticas, passavam os dias em atividades extracurriculares, como campismo, futebol e culinária.
Após viverem um ano e meio em Lombok, ainda viajaram mais quatro meses por países como Tailândia, Vietname, Maldivas e Malásia, antes de regressarem a Portugal, em julho do ano passado. De volta às raízes, retomaram as suas profissões, ela é homeopata, ele empreendedor, mas pouco depois já sentiam “saudades da Ásia”.
“A vontade de voltar a Lombok tem estado presente desde o dia em que saímos de lá”, confessa. Incentivados pelos seguidores, que ansiavam saber mais sobre a aventura pelo Sudeste Asiático, a família decidiu lançar, em fevereiro, um site onde dão dicas e informações sobre os destinos por onde passaram.
A plataforma, onde também dão a conhecer projetos sustentáveis na região, não foi a única novidade. Os Four Nature vão organizar uma viagem de grupo exclusiva e levar 10 pessoas a conhecer Lombok.
Ver esta publicação no Instagram
“Como não é um sítio tão conhecido como Bali, tínhamos muitos seguidores com curiosidade sobre como era viver lá. Tendo em conta que conhecemos relativamente bem a ilha, decidimos criar um itinerário especial de 15 dias”, adianta.
Apesar de ser um destino conhecido pelas suas praias, é tudo menos uma “viagem para ficar deitado na areia”. O objetivo é levar o grupo a locais menos explorados pelos turistas, contactar de forma mais próxima com a cultura Sasak e oferecer experiências como a descoberta do segundo maior vulcão da Indonésia.
Com 3,726 metros de altitude, a subida ao Rinjani (opcional) é uma das atividades mais exigentes do itinerário. Será uma excursão de dois dias, uma noite passada a acampar. Para Djalmo, que atingiu o cume na viagem anterior, é “um dos highlights do roteiro”.
Ao longo dos 15 dias terão ainda a oportunidade de mergulhar com tartarugas, conhecer aldeias tradicionais, visitar ilhas desertas e mergulhar em praias paradisíacas, como a Pink Beach. Outro dos destaques é a Monkey Forest, um parque natural onde é possível avistar os black monkeys, uma espécie rara e que está em vias de extinção.
Já no final da viagem, “depois das atividades intensas”, ficarão três dias na Gili Air, uma das ilhas mais famosas da Indonésia, com vários bares, restaurantes e muitos spots para apreciar o pôr do sol.
A viagem realiza-se entre 17 de junho e 1 de julho e custa 1.850€ por pessoa. O valor inclui todas as estadias nos hotéis, com pequeno-almoço incluído, os transfers entre as diferentes cidades e as propostas mencionadas no itinerário, disponível online, à exceção da subida ao vulcão e outras atividades extra.
Aproveite e leia o artigo sobre o casal português que vendeu tudo para viajar pelo sudeste asiático.
Carregue na galeria para ver algumas fotografias da temporada em que a família viveu em Lombok.