Viagens

Esta igreja abandonada cheia de fantasmas é uma das mais assustadoras do mundo

Rita Constantino visitou o local em dezembro do ano passado. Agora, contou à NiT como foi esta aventura.
Foto: Rita Constantino.

É na pequena vila de Lukova, a mais de 200 quilómetros de Praga, na República Checa, que se encontra um dos locais mais assustadores do mundo. Não passa de uma igreja que está em ruínas há décadas, mas tem uma particularidade que a torna aterradora: está cheia de fantasmas — e não falamos de espíritos que ninguém pode ver. Neste caso, estão mesmo à vista de qualquer pessoa.

A pequena igreja abandonada de São Jorge, que é habitada por 30 esculturas fantasmagóricas, foi construída em 1352, no século XIV, e não teve uma vida fácil: foi roubada, incendiada, destruída e reconstruída várias vezes. O seu encerramento definitivo aconteceu em 1968, depois de uma parte do teto ter caído em cima de pessoas que estavam num funeral e ter causado algumas mortes. Esse acontecimento contribuiu para que os moradores acreditassem que o edifício estava amaldiçoado e a missa começou a ser celebrada do lado de fora.

A igreja foi deixada a apodrecer, até que a pequena comunidade da aldeia com 900 anos decidiu tentar salvá-la. Contudo, ninguém conseguiu arranjar dinheiro suficiente para recuperar o edifício. Até que, em 2012, o artista Jakub Hadrava, aluno de uma universidade checa, teve uma ideia de génio que voltou a colocar a igreja nas bocas do mundo. 

Tudo começou quando o professor da faculdade de artes pediu aos alunos para andarem pela região à procura de igrejas em mau estado onde pudessem fazer instalações artísticas (e conseguir angariar algum dinheiro para as suas reformas). Nessas buscas, Jakub chegou a Luková e encontrou a igreja de São Jorge, que seria o palco perfeito para o seu espetáculo.

Com a ajuda dos colegas, que serviram de modelos, o artista começou a criar as 32 esculturas ocas, feitas apenas com tecidos e gesso, que parecem fantasmas em tamanho real. A primeira foi feita mesmo dentro da igreja, mas as restantes foram finalizadas na faculdade. Depois, colocou-as sentadas nos bancos e noutros locais ao redor da igreja, criando uma atmosfera assustadora.

Os fantasmas criados Jakub Hadrava representam os alemães refugiados que viviam na aldeia e que, depois da Segunda Guerra Mundial, foram forçados a sair. O objetivo é reforçar a mensagem de que a guerra é terrível para todos, civis e soldados — e conseguir arranjar fundos financeiros para a recuperação do local, que hoje é considerado um dos mais assustadores do mundo.

Nos últimos anos, os fantasmas foram dando à igreja uma nova vida, sobretudo depois de ter sido partilhado no YouTube um vídeo com imagens do local, em 2013. A partir dessa altura, o espaço ganhou visibilidade mundial e tornou-se a nova atração de Lukova.

Em apenas quatro anos, a igreja conseguiu arrecadar mais de 23 mil euros, que permitiram arranjar partes da estrutura, como o telhado da capela. Contudo, visitar este local abandonado (e assombrado) não é assim tão fácil, até porque a igreja só está aberta aos domingos, apenas por algumas horas — mas há quem consiga contornar essa regra.

Rita Constantino, a guia turística de 29 anos que se dedica ao urbex (exploração urbana) nos tempos livres — e que até já dormiu num palacete abandonado — foi uma das pessoas que apanharam um avião até Praga de propósito para conhecerem esta igreja, em dezembro do ano passado. Só não esperava encontrar as portas fechadas.

“Aluguei um carro e fui até lá. Aquilo fica numa aldeia que está quase inabitada, só tem quatro habitantes neste momento. Tentei abrir a igreja, mas estava completamente fechada”, conta à NiT. Perante este cenário, decidiu começar a correr pela aldeia e a gritar, com esperança de que alguém a ouvisse e a pudesse ajudar.

@ritalexandraconstantino

ENTREI NA IGREJA MAIS ASSOMBRADA DA REPÚBLICA CHECA! E VOCÊS? TERIAM CORAGEM? 👻😱🇨🇿 MERRY CHRISTMAS! #foryou #fyp #fy #abandoned #christmas #urbex #adventure #lost #old #fypage #church #ghost #chezcrepublic #pov #art #fy #abandonado #terror #fyp #abandonado #aventura #fyp #foryou

♬ Jingle Bell Rock – Bobby Helms

Quando estava quase a desistir, viu uma senhora a descer o monte e foi a correr atrás dela. “Disse que não falava inglês e ligou ao marido, que falou comigo. Ficou chocado quando disse que vinha de Portugal só para visitar a igreja, mas disse que ia tentar falar com o padre, que vive duas vilas mais à frente”, recorda.

Passados 20 minutos, as notícias não são muito boas: o padre não lhe atendia o telemóvel. “Já estava muito triste e acho que ele percebeu pela minha voz. Disse para ficar na casa da mulher dele para beber chá enquanto tentava novamente”, disse. E à segunda foi de vez. O padre deu autorização, foi buscar as chaves e entrou nesta igreja abandonada cheia de fantasmas. Apesar do cenário macabro, adorou toda a experiência.

Como lá chegar

A aldeia de Luková fica a aproximadamente 120 quilómetros de Praga, por isso terá de apanhar um voo até à capital da República Checa. Se partir de Lisboa, encontra bilhetes de ida e volta desde 111€. Ao chegar, o melhor é mesmo fazer como a urban explorer Rita Constantino e alugar um carro, até porque a viagem ainda demora cerca de 2 horas. Pode é não ter a mesma sorte da guia turística e conseguir encontrar o padre que tem as chaves — mas pode sempre olhar pela janela e manter distância dos fantasmas.

Carregue na galeria para ver as fotografias de Rita Constantino na sua visita à igreja abandonada de Luková.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT