Viagens

Esta iniciativa vai dar mil euros a viajantes que querem mudar o mundo

A Associação de Bloggers de Viagem Portugueses vai atribuir uma bolsa aos projetos que espelhem boas práticas em viagens.
As candidaturas estão abertas até 31 de março.

Como se costuma dizer: é juntar o útil ao agradável. A Associação de Bloggers de Viagem Portugueses (ABVP) acabou de lançar uma iniciativa para incentivar viajantes a explorarem o mundo de forma mais consciente e profunda, de forma a ter um impacto positivo no ecossistema.

Com esse objetivo, a associação, em parceria com a agência Viagens Balão, vai atribuir uma bolsa, até um limite de 1.000€, a projetos que “espelhem boas práticas em viagens”. A Bolsa de Ativismo Socioambiental vai ajudar nas despesas de estadias e voos e pretende “inspirar os viajantes portugueses a terem sempre presente a preocupação de um impacto positivo da sua ação no planeta”, escrevem em comunicado.

A iniciativa procura ajudar a tornar reais ideias criativas, ousadas, inspiradoras e com impacto nas comunidades, que podem ter como grande eixo os Direitos Humanos, a crise climática e ambiental, a conservação da natureza ou a sustentabilidade socioambiental.

Esta bolsa é “mais uma iniciativa da ABVP que pretende alargar a sua influência inspirativa e boas práticas a toda a população, não apenas à comunidade de bloggers de viagens”, sublinha Filipe Morato Gomes, presidente da associação e autor do blogue Alma de Viajante, citado pelo “Público”.

As candidaturas estão abertas até 31 de março e o júri irá valorizar ideias inspiradoras, bem estruturadas e apresentadas, com um calendário das várias fases bem definido e um orçamento credível. A capacidade de escrita e “garantia de produção multimédia” são outros dos fatores que vão ter em conta. Os vencedores serão anunciados a 19 de abril.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT