Construído em 1907, o farol Skalmen Fyr tornou-se uma atração turística no arquipélago de Smøla, na Noruega, devido à sua localização pitoresca. Se no início do século XX servia apenas para ajudar a navegação ao longo da costa rochosa da Noruega, hoje em dia é um miradouro natural com vistas panorâmicas do mar e da paisagem costeira.
Sem que ninguém esperasse, um portal imobiliário norueguês anunciou que a construção luminosa, listada no site EiendomsMegler 1, tinha sido colocada à venda. Localizada numa ilha, com quase 40 mil metros quadrados, a propriedade estava a ser comercializada entre 490 e 521 mil coroas norueguesas (aproximadamente entre 42 e 45 mil euros).
Além do farol com 179 metros quadrados, o negócio da ilha de Skalmen inclui a compra de uma casa de madeira — com dimensão suficiente para a família do faroleiro e um ajudante —, um anexo com um pequeno celeiro, um abrigo para barcos e um cais.
Porém, não é fácil chegar ao arquipélago de Smøla, na Noruega, que é formado por quase seis mil ilhas. O percurso tem de ser feito de barco ou helicóptero. Kristiansund é a cidade mais próxima do destino.
Apesar de ser insólito, o anúncio chamou à atenção de um comprador. A venda do farol — e, por sua vez, da ilha — já foi concluída, avança o site. O valor exato da transação não foi revelado.