Viagens

Esta pitoresca cidade norueguesa quer passar a ter dias com 26 horas

Uma das propostas da comuna é a adoção de relógios divididos em 13 horas. Os especialistas questionam a viabilidade do projeto.
O objetivo é revitalizar a comuna.

É provável que já tenha ouvido inúmeras vezes que o dia não tem horas suficientes. Uma cidade pitoresca, situada no coração do Círculo Polar Ártico, pretende alterar essa realidade que todos conhecemos. Vadsø, uma comuna norueguesa com menos de 6 mil habitantes, quer estender os dias para um total de 26 horas, em vez das tradicionais 24. 

A proposta foi apresentada esta sexta-feira, 3 de maio, numa carta enviada à Comissão Europeia. A presidente da autarquia, Wenche Pederson, solicitou que exista uma exceção na mediação do tempo para implementar o projeto MORETime. Apesar do o país não fazer parte da União Europeia, a jurisdição sobre a matéria continua dependente da instituição.

“Queremos criar uma experiência única aqui em Vadsø, onde o tempo se estenda para que os nossos residentes e visitantes tenham mais tempo para desfrutar da beleza natural e da vida tranquila que a nossa vila oferece”, afirma a líder.

Outra das motivações é a revitalização da região, que tem passado por uma enorme transformação ao longo dos anos. Costumava tratar-se de uma pequena comunidade portuária com pescadores, mas tem atraído cada vez mais gente graças às suas paisagens e serviços orientados para o bem-estar da população.

Vários críticos já levantaram questões sobre a viabilidade do projeto, tanto a nível técnico como legal. Afinal, esta mediação não só está vinculada ao movimento de rotação da Terra, como também é regida por uma série de tratados internacionais.

A sugestão de Pedersen passa pela adoção de relógios especiais, onde cada dia seria dividido em 13 horas. Os especialistas, porém, já apontaram a dificuldade de explicar a origem dessas horas adicionais, que poderiam desalinhar o calendário até 60 horas por mês.

Apesar da oposição e da incerteza, a líder continua confiante e diz que está aberta “a sugestões e colaborações para encontrar a melhor solução possível”. Além disso, conta com o apoio dos residentes que têm a espera de que a extensão do dia atraia novos moradores e impulsione a economia local através do turismo.

“Vadsø é um lugar especial, onde o sol da meia-noite no verão e a aurora boreal no inverno criam uma atmosfera única”, sublinha. “Estamos comprometidos em preservar e promover o nosso modo de vida tradicional, enquanto buscamos maneiras inovadoras de impulsionar o desenvolvimento da nossa comunidade.”

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT