É bem possível que já tenha ouvido falar de aldeias italianas onde as casas custam um euro. Não pense que é um déjà vu. Mussomeli e Zungoli são apenas algumas das localidades italianas que puseram nos últimos anos casas à venda por esse valor. E há outras localidades, como Santo Stefan di Sessanio, que até pagam a quem para lá se mudar. A protagonista desta história, porém, é Troina.
Troina é uma vila medieval na Sicília que já tem também casas à venda por apenas um euro. A ideia passa por atrair população mais jovem e revitalizar aquela zona. Só que este fenómeno na localidade medieval já afetou também o centro histórico, onde nalgumas casas se notam os sinais de falta de cuidado.
Em novembro, foi lançado um programa que inclui um apoio até 25 mil euros para quem se quiser mudar para a vila e recuperar uma das antigas casas agora em desuso. O apoio pode ser até 15 mil para a reabilitação, mais outros dez mil euros para a eficiência energética, especifica a “CNN”. E não é tudo.
Situada a mil metros acima da linha do mar, a cidade siciliana contava com pouco mais de nove mil habitantes em 2017. Para contrariar a descida populacional, os novos residentes não vão ter de nenhuma pagar taxa municipal nos primeiros três anos. Isto inclui estar dispensado durante aquele período do equivalente ao IMI, além das taxas municipais que costumam fazer parte das contas de energia e água.
Se é o tipo de pessoa que não vai ter tempo para se dedicar a uma extensa reabilitação de uma casa, não tem mal. Há descontos até oito mil euros numa série de propriedades já reabilitadas e que até pode consultar online.
O município planeia um primeiro leilão em breve, com30 habitações disponíveis, com licitações a partir de um euro. E estão a trabalhar para que outras 100 possam mais tarde estar também disponíveis em leilão. Quem quiser saber mais informações, deve enviar um email para casea1euro@nullcomune.troina.en.it ou visitar o site da autarquia. O Turismo de Itália desvenda também algumas das tradições locais.
Embora longe dos seus tempos áureos, não pense que Troina perdeu os seus encantos. Na verdade, em 2019, passou a integrar a lista de vilas e pequenas cidades mais bonitas de Itália, numa escolha que, explica o “Lonely Planet”, é feita pela I Borghi più belli d’Italia, uma associação italiana que se dedica à valorização destas pequenas (e belas comunidades).
A cidade foi bombardeada com violência durante o verão de 1943, numa batalha dura entre americanos e nazis, que ficou imortalizada pela objetiva do distinto repórter de guerra Robert Capa.