Viagens

Este carro voador já pode fazer viagens nos céus da Europa

O AirCar recebeu luz verde das autoridades eslovacas. O veículo consegue voar mais de mil quilómetros e atingir os 2.500 metros.
É revolucionário.

O AirCar fez cabeçalhos em julho de 2021, após realizar um voo de 35 minutos entre os aeroportos de Nitra e Bratislava, na Eslováquia. Agora, o híbrido recebe finalmente um certificado da Autoridade de Transporte da Eslováquia, que o considerou seguro para viagens aéreas.

O carro voador é uma criação de Stefan Klein e, segundo o próprio, consegue voar perto de mil quilómetros e atingir uma altitude de 2.500 metros. O certificado foi emitido após 70 horas de voos de teste e de 200 descolagens e aterragens.

“A certificação do AirCar abre muitas portas para a produção em massa de carros que voam eficazmente. É oficialmente, e finalmente, a confirmação das nossas capacidades de mudarmos as viagens de média distância para sempre”, diz o seu criador à “BBC”.

Este veículo consegue alcançar uma velocidade de 170 km/h e pode levar dois passageiros, desde que em conjunto tenham menos de 200 quilos.

Segundo a empresa Klein Vision, que fabricou este revolucionário veículo, o custo de criação é inferior a 2 milhões de euros. Já Stephen Wright, um investigador na Universidade do Oeste da Inglaterra, em Bristol, colocou algumas questões e preocupações relevantes: “Qualquer um consegue fazer um avião, mas o truque é fazer um que voe e voe e voe durante milhões de horas, com uma pessoa a bordo, sem ter um incidente.”

O carro demora dois minutos e 15 segundos para se transformar numa aeronave.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT