O filme “Passageiros”, de 2016, juntou Jennifer Lawrence e Chris Pratt numa aventura de ficção científica onde vão numa nave espacial a caminho de outro planeta. Com a exceção deles os dois, poucos são os tripulantes vivos e conscientes naquele espaço e um dos personagens mais interessantes acaba mesmo por ser um bartender robô, que se parece em quase tudo a um humano.
Cinco anos depois, essa ideia que faz parte de um filme de ficção científica — que até foi nomeado para dois Óscares — está prestes a tornar-se realidade. Não numa nave espacial, mas num navio cruzeiro. O melhor mesmo é que também pode embarcar nesta aventura.
O novíssimo MSC Virtuosa é o mais recente lançamento da MSC Cruzeiros e vai começar a operar a partir de 16 de abril. Nele vai ser possível encontrar em exclusivo o serviço MSC Starship Club, onde Rob será “o primeiro bartender robótico humanoide de todos os tempos no mar”.
“Esta experiência integrada de bar e entretenimento, inspirada pela visão da MSC Cruzeiros da nave espacial do futuro — MSC Starliner One — é capacitada por tecnologias de última geração desenvolvidas para criar uma atmosfera futurística”, explica a companhia em comunicado.

Isto quer dizer que aqui será possível encontrar tecnologias tão diversificadas como hologramas em 3D, uma parede de arte digital imersiva e uma mesa interativa digital ‘infinita’ de 12 lugares, o que deixa a cargo de cada um a possibilidade de explorar à sua vontade o espaço.
No que toca a Rob, este fantástico bartender robô será capaz de parecer-se com qualquer ótimo bartender real, criando bebidas exclusivas — uma variedade de 40 ingredientes permite uma longa lista de possibilidades —, personalizadas e que podem ter ou não álcool. Há ainda uma lista de 16 cocktails cósmicos e copos temáticos futuristas que poderá levar consigo como recordação.
“A preparação do cocktail será exibido por intermédio de monitores digitais dentro do local e uma faixa LED ao género de fita adesiva por cima da ilha robótica, enquanto está envolvido na experiência temática do espaço.”
E não são só as misturas que Rob sabe fazer, também é capaz de agitar, enfeitar e servir. Como qualquer bom profissional desta área, conseguirá interagir com os clientes por voz, utilizando expressões humanas e falando oito línguas (inglês, italiano, espanhol, francês, alemão, português do Brasil, chinês e japonês). A juntar-se a Rob haverá ainda uma equipa de outros bartenders vestidos como se tivessem acabado de sair eles próprios de um filme de ficção científica.
“Rob utiliza o seu rosto LED para expressar emoções para que os convidados possam desfrutar da sua apresentação enquanto desfrutam do seu cocktail”, explica ainda a empresa, acrescentando que “terá também uma personalidade evidente que evolui de acordo com o ambiente e com a atmosfera envolventes”.

Tudo aqui é futurista, por isso não admira que a experiência do bar cative passageiros de todas as idades. Poderá regressar as vezes que pretender e ter a certeza de que, a cada nova interação, Rob terá um discurso diferente.
Desde a ideia inicial, o MSC Starship Club demorou quase seis anos até estar construído e envolveu “os principais especialistas de empresas especializadas em robótica e automação, design de interiores, assim como, com soluções de entretenimento e de experiência digital para criar um local de entretenimento sendo a principal estrela com um robô humanoide personalizado”.
As primeiras viagens do MSC Virtuosa serão cruzeiros pelo Mediterrâneo de três, quatro e cinco noites, com preços desde 119€. Depois, será destacado para o norte da Europa no verão, onde fará diversos itinerários pelos fiordes da Noruega e pelas capitais do Báltico.
Em abril haverá viagens que passam por Lisboa e em maio haverá até uma delas que começa na capital portuguesa e termina em Kiel, na Alemanha. Entre setembro e novembro estarão programadas outras viagens com partida e chegada marcadas para Lisboa.
Todas as informações sobre o MSC Virtuosa e todas as suas curiosidades e viagens estão disponíveis no site da empresa.
