Viagens

Há um trilho fascinante para descobrir entre os Moinhos de Jancido

Em Gondomar há mais de cinco quilómetros de paisagens de sonho para percorrer, entre a mina de Midões e a foz do rio Sousa.
Percurso PR1 GDM - Linha de Midões e os Moinhos de Jancido.

Com o tempo a ficar melhor de dia para dia, já só pensamos em sair à rua para apanhar ar puro e fazer atividades ao ar livre. São inúmeros os trilhos e percursos pedestres que aguardam pela nossa visita, em várias regiões de todo o país. Desta vez, a proposta é no norte de Portugal, em Gondomar, mais precisamente em Jancido.

O trajeto envolto pela natureza e riachos entre a Linha de Midões e os Moinhos de Jancido já se encontra sinalizado e foi inaugurado em maio. O roteiro a seguir conta com paisagens de sonho e passagens obrigatórias em campos de cultivo, serras e nos icónicos oito moinhos de Jancido.

Este percurso pedestre de 5,4 quilómetros é linear e tem uma tipologia natural, rural e histórica. Pode percorrê-lo em cerca de duas horas e em qualquer altura do ano, tendo um grau de dificuldade reduzido, segundo a Federação Portuguesa de Campismo e Montanhismo).

Deve iniciar a rota em frente ao Centro de Saúde da Foz do Sousa e seguir um caminho na antiga linha de caminho de ferro, onde circulavam vagões que carregavam carvão desde a mina de Midões até à foz do rio Sousa, e apreciar a fauna e a flora local. O fim deste trilho tem lugar no Parque de Merendas de Covelo.

O destaque do percurso é óbvio: são os oito moinhos. Mais especificamente, um de formato redondo em xisto e telha de lousa, com uma cascata ao lado.

Estas típicas estruturas têm mais de 200 anos e estão rodeadas de levadas e cursos de água (afluentes do rio Sousa) e herdaram os nomes das suas famílias: Moinho do Quintas, Moinho do Oliveira, Moinho do Capela, Moinho do Alves, Moinho do Caralhitos, Moinho do Almeida, Moinho do Crestina e Moinho do Garrido, na ordem da nascente para a foz.

Um ponto importante de sublinhar é que foi um grupo de voluntários locais a transformar as ruínas destes moinhos e a dar-lhe uma nova vida. Falamos dos Amigos de Jacinto, um grupo de amigos que se uniu para restaurar, limpar, plantar e definir novos percursos — e até construiu uma ponte pedonal.

Carregue na galeria para ficar a conhecer este pequeno paraíso, que precisa mesmo de visitar durante o verão.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT