Fora de casa
ROCKWATTLET'S ROCK

Viagens

Este italiano quer pôr o mundo inteiro a bater palmas ao mesmo tempo

A NiT falou com Andrea Bechis, para conhecer o projeto que se tornou viral nas redes sociais. O objetivo é promover a positividade.

Andrea Bechis, um empreendedor italiano que vive há oito anos em Londres, Inglaterra, estava sentado no sofá quando, de repente, teve um “pensamento aleatório”: o que aconteceria se todas as pessoas do mundo batessem palmas ao mesmo tempo?

No final de 2025, o italiano de 28 anos decidiu tirar o pensamento do papel e procurar uma resposta. A 29 de dezembro, partilhou o primeiro vídeo no Instagram a dar a conhecer o World Clap Day, um novo projeto que quer criar um Dia Mundial de Bater Palmas.

“Trabalho muito com as pessoas e sinto que atualmente não há muita positividade no mundo”, conta à NiT o fundador da Andrea’s Touch, uma empresa especializada em massagens desportivas. “Todos queremos ser positivos, mas o ambiente, a nível global, não nos permite.”

Foi com isso em mente que decidiu arrancar com o projeto, que tem como base principal trazer positividade às pessoas. No Instagram, nos últimos dois meses, já juntou mais de 330 mil seguidores em poucos meses e no site oficial, já ultrapassa as 415 mil pessoas interessadas em participar nesta iniciativa. 

O primeiro evento do projeto vai acontecer a 16 de agosto, um domingo, às 15 horas de Portugal. O objetivo é incentivar todas as pessoas do mundo a bater palmas ao mesmo tempo. Apesar de poderem fazê-lo a partir de qualquer lugar (como a própria casa), Andrea quer incentivá-las a fazê-lo num local público e em conjunto com outros participantes.

“Estou a incentivar as pessoas a saírem para as rua e juntarem-se em praças grandes”, explica. “O objetivo deste evento é reunir as pessoas. Portanto, gostaria que o evento acontecesse nas ruas, em grandes praças, em todas as cidades do mundo.”

Andrea e a namorada com a bandeira do projeto.

Apesar de viver em Londres, Andrea pretende estar em Nova Iorque no dia do evento, mais precisamente na Times Square. Além de ser a praça mais famosa do mundo, o italiano explica que grande parte da comunidade que tem criado online é norte-americana. 

“Recebo muitos comentários de norte-americanos, indianos e brasileiros, principalmente”, refere. “São as três nacionalidades mais presentes. Mas há muitas outras.”

Nos últimos dois meses, os próprios seguidores de Andrea criaram um “ritual” online que surpreendeu o criador do projeto: gravam um vídeo de um segundo a bater palmas, partilham nos stories do Instagram e marcam a conta do World Clap Day.

Nos destaques da página, o italiano junta as publicações partilhadas por pessoas de vários países, como Portugal, Alemanha, Polónia, Noruega, Arábia Saudita, Chile, Egito, Tailândia, Indonésia, entre vários outros.

O italiano explica à NiT que a data também não foi escolhida por acaso. O objetivo é mesmo torná-la no Dia Mundial de Bater Palmas e está atualmente à procura de contactos na Organização das Nações Unidas para oficializar este marco no calendário. 

“Para escolher a data, tive sempre em mente o Ano Novo, que é o único evento global em que as pessoas estão sempre felizes e com boa energia. Muitas outras datas oficiais estão ligadas a memórias, à guerra ou coisas do género”, explica.

Andrea acrescenta que o objetivo era também escolher uma data no meio do ano. Além disso, teria de ser um dia que não estivesse relacionado a outra celebração. “Comecei a pesquisar e vi no site da Organização das Nações Unidas que 16 de agosto não tinha sido reclamado por ninguém. Portanto, parecia o dia perfeito.”

Nos próximos meses até chegar ao evento, Andrea vai continuar a partilhar vídeos nas redes sociais para aumentar o número de seguidores. No site oficial, é possível ver o horário do evento em várias partes do mundo.

Pode também acompanhar o World Clap Day através das páginas TikTok, YouTube e Facebook.

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by World Clap Day (@worldclapday)

ARTIGOS RECOMENDADOS