Viagens

Este português já viajou por mais de 40 países em apenas 6 anos

Márcio Carmo é militar e viajante nos tempos livres. Contou à NiT como tem sido esta experiência de viver enquanto influencia a vida dos outros.
Emeciii começou esta vida em 2015.

Viajar está na lista das coisas favoritas para a maior parte das pessoas, especialmente após estes dois anos de pandemia. Seja um destino de sonho ou uma escapadinha, conhecer novos ambientes e culturas é algo verdadeiramente impactante na nossa vida. Para Márcio Carmo, isto é uma mera rotina. Com apenas 28 anos, já passou por 44 países. Todas estas viagens foram relatadas nas suas páginas no Instagram e no TikTok.

Mais conhecido nas redes sociais por “emeciii”, — as iniciais do seu primeiro e último nome escritas por extenso — já viajava antes de 2015, mas a sua vida de traveller ganhou forças nesse preciso ano.

“Foi em 2015 que esta paixão se intensificou. Nesse ano, fiz grande parte da costa portuguesa, a costa norte e a costa sul de Espanha de uma ponta à outra de Van.”

Na verdade, a Van, ou caravana, é o meio de transporte favorito do Márcio, visto que ali é quase como se levasse uma casa atrás. O jovem não exclui, claro, as viagens de avião ou de barco. Atualmente, gere a sua vida de viajante com a profissão de militar das Forças Armadas, por isso estas opções de transporte mais rápidas são fundamentais para conseguir cumprir os objetivos.

Natural de Caldas da Rainha, revela que o tesouro escondido que todos os portugueses deveriam visitar é precisamente a zona Oeste. “Não é por ser a minha zona, mas tem um potencial incrível que muita gente ainda não conhece.” Não é coincidência que grande parte do feed do Instagram do Márcio esteja preenchido por fotografias desta zona de Portugal.

Não é só no Instagram — onde tem quase 60 mil seguidores — que o traveller partilha as suas viagens e aventuras. Márcio tem também uma forte presença no Tiktok, onde se foca em mostrar cascatas, lagos e praias escondidas, principalmente em Portugal, para as dar a conhecer aos seus 18 mil seguidores.

“Um dos motivos pelo qual comecei a utilizar o TikTok foi também o facto de fazer muitos vídeos de lugares incríveis por onde tenho o privilégio de viajar e conhecer. Assim consigo fugir ao habitual TikTok de danças e imitações de vozes e dar a conhecer mais do nosso país ou até do mundo para quem tem interesse nisso.”

Ao comparar a rede social com o YouTube e Instagram, Márcio confessa que nesta é mais fácil tornar-se viral e alcançar um público específico. Acredita que aquilo que o distingue de muitos outros Instagrammers e TikTokers de viagens é o facto de não ter filtros.

“Eu sou como sou, faço o que gosto e partilho com todos essa mesma pessoa. Quem gosta acompanha, diverte-se, apoia, surpreende-se. Quem não gosta, amigos na mesma. Acho que o facto de ser eu mesmo faz com que as pessoas se identifiquem e de certa forma confiem em mim.” Esta faceta do viajante revela-se em muitas das suas fotografias do Instagram, onde mostra não ser tímido em relação à nudez.

Todos sabemos que atualmente viajar é muito mais difícil do que era há dois anos. Entre os testes, as restrições e mesmo o medo do vírus, viajar é agora uma atividade completamente diferente, mas isso não o impede de continuar a seguir os seus sonhos.

“Viajar durante a pandemia não é para todos. Viajar durante a pandemia é uma verdadeira aventura. Temos de estar sempre preparados para 30 vezes mais imprevistos do que os imprevistos normais que já antes aconteciam”, revela.

Ao falar da sua aventura atual, Márcio confessa que tem sido um verdadeiro desafio: “Estou neste momento a meio de um roadtrip de van pelos Balcãs e passar por inúmeras fronteiras tem sido um desafio”. O militar adianta que o facto de relatar as suas viagens durante a pandemia tem inspirado muitas pessoas a pegarem nas mochilas e a atirarem-se para a estrada, deixando para trás os medos. “Acima de tudo temos de continuar a viver.”

Quem passar pelo Instagram do viajante vai encontrar com certeza muitas fotografias com o cão. “O Manga é o meu filhote e conhece melhor Portugal do que muitos portugueses”. Embora leve o animal a todas as zonas do País, viajou poucas vezes pelo estrangeiro.

“Já fui com o Manga até Espanha,  mas mais que isso não. Não gosto de o levar em grandes viagens porque acho que estaria a sujeitá-lo a muitas horas de carro, ou de avião, num espaço desconfortável, coisa que ele não iria gostar muito. Quando viajo, ele fica com os avós.”

É um facto que viajar pode ser bastante caro tendo em conta o custo dos bilhetes, alojamento, refeições e transportes. No entanto, Márcio tem uma sugestão para aqueles que queiram viajar pelo mundo em versão low-budget: “A melhor dica que posso dar é definir prioridades. Se tiveres bem definidas as tuas prioridades vais conseguir juntar e poupar mais dinheiro. Gosto de ir ao cinema, mas com 7€ ou 9€ de um, dois e três bilhetes já consigo ter dinheiro para a estadia de uma noite ou mais em algum lugar que vá viajar”. 

Entre os 44 países que visitou, houve um em específico que o marcou: a Jordânia. “As roadtrips de 30 ou mais dias que costumo fazer anualmente são das viagens que mais marcam mas a viagem que fiz em abril à Jordânia marcou-me imenso e tudo devido a esta pandemia. Desde de ter maravilhas do mundo só para mim a assistir ao rasto que a Covid deixou nas vidas das pessoas daquele país, foi um experiência única.”

Ainda assim, o seu destino de sonho continua por riscar na lista das viagens: “É a Ásia. Quero fazer uma viagem sem bilhete de regresso por todo o continente e essa aventura está cada vez mais próxima.” Para o traveller, um dos aspetos mais atraentes neste continente são mesmo as diferenças culturais.

Até lá, Márcio já tem um plano bem traçado para a sua vida: “Um dos meus projetos é organizar e planear rotas de viagens. Neste meu trabalho consigo oferecer qualquer tipo de viagens e experiências ao gosto de cada um. Para quem queira fazer couchsurfing e andar de mochila às costas ou para quem queira passar uma semana num resort. Cada um tem os seus gostos e as suas maneiras de aproveitar as viagens.”

Até este sonho se concretizar, poderemos acompanhar as viagens do emeciii através do seu Instagram e TikTok, onde nos dará a conhecer também os segredos naturais mais bem guardados do País.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT