Viagens

Este vulcão na Indonésia expeliu uma nuvem de cinza com mais de mil metros de altura

O vulcão Sinabung, na ilha de Sumatra, está ativo desde 2010 e há várias semanas que está a emitir fumo.
Impressionante.

Os habitantes da ilha de Sumatra, na Indonésia, acordaram este domingo, 23 de agosto, com uma imagem que é tão impressionante como assustadora. O vulcão Sinabung, expeliu uma nuvem tóxica de fumo e cinza que subiu a mais de mil metros de altura. De acordo com os responsáveis pelo Instituto de Vulcanologia da Indonésia, a nuvem é vísivel a várias dezenas de quilómetros de distância.

Apesar da espetacularidade deste cenário, os responsáveis decidiram criar um perímetro de segurança com cerca de cinco quilómetros em torno da base do vulcão. Em causa está a possibilidade de esta erupção ser acompanhada pela emissão de lava que pode escorrer pelo vulcão e alcançar as localidades mais próximas. Ao longo das últimas semanas, o vulcão expeliu várias nuvens de fumo que alcançaram povoações até 20 quilómetros de distância.

As erupções intermitentes do Sinabung, um vulcão de 2460 metros de altura e um dos mais ativos do país, provocaram 16 mortos em 2014 e sete em 2016.

Recorde-se que o arquipélago da Indonésia situa-se no denominado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma zona de grande atividade sísmica com 127 vulcões ativos e que é afetada por milhares de sismos  por ano.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT