Viagens

Estes são os destinos favoritos dos portugueses para as férias deste ano

Barcelona é a cidade estrangeira com mais reservas, enquanto Miranda do Douro é a cidade portuguesa mais procurada.
Barcelona é o destino favorito dos portugueses.

Se em 2020 a norma foi passar as férias em Portugal, não só devido às restrições impostas pela pandemia, mas também para apoiar o comércio português, em 2021 os planos são outros. Segundo um estudo feito pela Civitatis — uma companhia de distribuição online de visitas guiadas, excursões e atividades — três em cada cinco reservas feitas pelos portugueses no site é para um destino fora do País.

Espanha é o destino mais popular, com 47 por cento das reservas. Itália (16 por cento) e França (10 por cento) fecham o pódio de preferências dos turistas nacionais para este verão.

Quanto a destinos específicos, é para Barcelona que vão muitos portugueses. A cidade destaca-se não só pelos seus monumentos — como a Sagrada Família ou a Catedral de Santa Cruz —, mas também pela sua acessibilidade para viagens efetuadas via terrestre, para as quais não existem restrições de PCR ou teste de antigénio. A completar o top 3 dos destinos mais escolhidos temos Roma e Paris.

Ainda no top 10, depois das três primeiras posições, encontramos Sevilha, Vigo, Malta, Cancún, Cairo, Luxor e Marraquexe. 

Apesar de tudo, ainda há muitas pessoas que vão preferir ficar dentro do nosso País mais um verão. E, entre os destinos portugueses, Miranda do Douro aparece claramente destacada nas escolhas dos portugueses. É esta a cidade nacional com mais reservas, seguida de Lisboa e de Aveiro, que em 2020 foi o destino nacional com mais reservas.

A lista completa pode ser surpreendente para alguns, dado a popularidade do Algarve, mas, na verdade, a região encontra-se apenas na quinta posição, representada por Portimão, que aparece na lista depois do Porto.

Seguem-se Braga, Ilha da Madeira, Guimarães, Coimbra e Porto Santo. Tal como os destinos internacionais, esta lista mostra que os portugueses gostam não só dos sítios mais paradisíacos e com praias, mas também daqueles mais históricos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT