Durante 240 anos, os tradicionais quadros a óleo foram a forma escolhida para o Banco de Espanha eternizar os reis. Letizia Ortiz e o Rei Felipe VI decidiram mudar a tradição e, pela primeira vez, os retratos dos monarcas surgem em formato fotográfico, captados pela famosa Annie Leibovitz.
Da escolha do cenário ao guarda-roupa, todos os detalhes foram escolhidos pela fotógrafa, a quem o Banco de Espanha deu total liberdade à norte-americana, de 75 anos. O resultado final, divulgado esta terça-feira, 26 de novembro, custou cerca de 137 mil euros e estará exposto até 29 de março.
Na imagem, o rei surge com o traje de capitão-general do Exército Espanhol com as suas condecorações. Já a rainha, que surge sem diadema ou a tradicional faixa, apresenta um vestido preto de seda dos anos 40 assinado por Cristóbal Balenciaga e uma capa vermelha dos anos 60.
No caso de Letizia, descrita pelo “El País” como uma “uma estrela de Hollywood”, as peças foram cedidas pela Fundação Antoni de Montpalau, que junta mais de 6 mil vestidos e acessórios associados à história da moda espanhola.
Para introduzir o meio fotográfico, Leibovitz passou meses a estudar a coleção do Banco de Espanha, começando em 1783. A artista estrangeira foi a escolhida não só para internacionalizar a instituição, mas também para “dar mais presença feminina à coleção”.
Annie Leibovitz se ha marcado un Velázquez. pic.twitter.com/N0hhCQBw3j
— El punto filipino (@FLR1v3r0) November 26, 2024
Leibovitz é uma das fotógrafas mais prestigiadas do meio, reconhecida pelos retratos de figuras públicas. Começou a carreira na década de 1970 na revista “Rolling Stone” e mais tarde passou a colaborar com publicações como a “Vanity Fair” e a “Vogue”.
Alguns dos seus trabalhos mais famosos incluem o retrato John Lennon nu, a abraçar Yoko Ono, tirado horas antes da morte do cantor, em 1980, ou as imagens de Demi Moore grávida para a capa da “Vanity Fair”. Além disso, trabalhou com artistas e figuras da política como Barack Obama, a Rainha Isabel II, e Oprah Winfrey.
As fotografias com Letizia e Felipe VI foram tiradas no dia 7 de fevereiro na Sala Gasparini do Palácio Real. Foi uma sessão que durou quase cinco horas e onde não faltaram elementos clássicos, como candelabros, uma janela aberta com cortinas ou espelhos antigos.