Enquanto por cá esperamos pelo próximo sábado, 5 de dezembro, para saber as medidas que o governo vai impor para os dias de Natal e Passagem de Ano, lá fora já existem regras — e algumas parecem bizarras.
É o que acontece na Bélgica, onde apesar de haver permissão para as famílias fazerem pequenas reuniões, estas só podem ser organizadas por quem tiver um jardim ou terraço com acesso à rua. Além disso, só podem juntar-se quatro convidados e apenas um deles, escolhido pelos donos da casa, poderá usar a casa de banho.
Estas foram as medidas anunciadas pela ministra do Interior, Annelies Verlinden, que explicou que “se alguém quiser ir à casa de banho, terá de o fazer no seu próprio alojamento”.
A estas medidas acrescentam-se alguns detalhes curiosos, como a proibição de trocar comida entre os familiares e a necessidade de manter as regras de higiene e de distância de segurança. Apesar de ser possível entrar em casa e parar para beber ou comer, as autoridades belgas alertam para o perigo acrescido dos espaços fechados onde o ar circula menos.
Depois de estarem fechadas durante um mês, as lojas belgas começaram a reabrir esta segunda-feira, 30 de novembro. Por outro lado, espaços de cultura, desporto e cabeleireiros permanecem fechados.