Com a chegada do frio, muitos entusiastas dos desportos de inverno começam a contar os dias para os primeiros nevões para poderem rumar às suas estâncias de esqui favoritas. Em França, este ano, a realidade é outra. Um dos resorts mais concorridos do país vai ser desmantelado devido à crónica falta de neve.
Ao longo dos anos, La Sambuy, perto de Monte Branco, nos Alpes franceses, tornou-se um destino muito procurado pelas famílias para praticar desportos de inverno. O problema é que, com as alterações climáticas, tornou-se impossível manter o parque natural e já removeram os teleféricos.
“Antes, tínhamos neve praticamente desde 1 de dezembro até 30 de março”, explicou Jacques Dalex, o presidente da Câmara da cidade, à CNN. Na estação fria do ano passado, houve apenas “quatro semanas de neve” muito fraca, o que levou a que pedras e rochas aparecessem rapidamente na pista.
O cenário pouco branco traduz-se num enorme prejuízo. Como só conseguem estar abertos durante cerca de cinco semanas, em janeiro e em fevereiro, previa-se uma perda fiscal de 500 mil euros. A manutenção dos elevadores exige 80 mil euros por ano.
Apesar das vistas panorâmicas das montanhas e dos lagos, Le Sambuy é considerado um parque “mais intimista”. Conta com três elevadores e pistas de esqui com uma altura máxima de 1850 metros. Graças a estas características tornou-se o destino muito popular entre as famílias que queriam uma experiência alpina mais simples e discreta.
Com a decisão de encerrar o espaço, aberto de 2016, Dalex acrescentou que o objetivo passa por tornar a estância num destino de verão para “descobrir e proteger a natureza, fazer caminhadas, praticar desporto” e dar passeios ao ar livre.
No site oficial de La Sambuy, pode ler-se uma mensagem que informa os visitantes que o resort “fechou permanentemente” no dia 10 de setembro, por decisão do concelho municipal. “Obrigado a todos por esta última época de verão de 2023 e por todos os anos maravilhosos passados ao vosso lado.”