Viagens

Fãs de Super Mario: está quase a abrir o maravilhoso Museu da Nintendo

A antiga fábrica da empresa vai receber muitos dos produtos que lançou ao longo da sua história. O novo espaço abre no final do ano.
Está quase a abrir.

São poucas as pessoas que nunca tiveram uma consola da Nintendo. Alguns orgulham-se de ter jogado na icónica Super Nintendo ou na igualmente famosa Nintendo 64. Outros gabam-se das horas passadas aos comandos de uma Nintendo DS, Wii ou Switch. A marca é um fenómeno global que deu origem não só a videojogos, como a filmes, parques temáticos e, em breve, também a um museu.

A empresa de videojogos há muito que tinha anunciado o projeto do Museu da Nintendo em Quioto, no Japão, mas a primeira data de abertura fora apontada para 2021. As obras demoraram muito mais do que o previsto — mas a espera está prestes a terminar.

A Nintendo confirmou, a 14 de maio, que as obras no local em Uji City estão finalmente concluídas. “O edifício do museu já está completo e estamos a preparar-nos para a abertura. Como prevemos que esses preparativos levem algum tempo, definimos a abertura para outubro de 2024”, lê no mais recente relatório financeiro do museu.

A atração vai ocupar uma antiga fábrica da Nintendo, conhecida como Uji Ogura Plan, a cerca de 30 quilómetros de Quioto. Construída em 1969, serviu primeiro como fábrica de cartas de baralho e Hanafuda (um jogo de cartas japonês) e, mais tarde, como centro de reparação de diversos produtos da empresa.

Em 2016, foi tudo transferido para outra unidade e a companhia começou a discutir sobre como poderia aproveitar o terreno. A solução foi transformar o edifício num museu dedicado à própria produção. Apesar de ainda não ter divulgado muitos detalhes sobre o que podemos esperar, a empresa já adiantou que o espaço será usado para “exibir os muitos produtos que a Nintendo lançou ao longo da sua história”, que vão desde cartas de baralho a consolas de jogos eletrónicos de última geração. 

O museu irá oferecer também exposições temáticas e temporárias, bem como experiências interativas aos visitantes. O Museu da Nintendo deverá abrir ao público entre final de setembro e meados de dezembro deste ano.

Até lá, pode sempre aproveitar para conhecer o mega parque temático da Nintendo que foi inaugurado no Universal Studios Hollywood, na Califórnia, em fevereiro do ano passado.

O Super Nintendo World é um “verdadeiro espetáculo visual”, com atrações totalmente inovadoras e várias zonas interativas. Os bilhetes para entrar no Universal Studios Hollywood podem ser comprados online. O passe de um dia custa 100€. 

Carregue na galeria para ver as primeiras fotografias do novo parque temático da Califórnia.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT