Viagens

O festival tailandês das pistolas de água de “The White Lotus” é real – e começa agora

Chama-se Songkran e por estes dias invade as ruas do país, numa celebração com décadas de história.

Entre cenas de incesto, dramas familiares e paixões que preencheram a terceira temporada de “The White Lotus”, houve também momentos de pura diversão. Um deles colocou as três amigas Jaclyn, Katie e Laurie numa inesperada batalha de pistolas de água. “Porque é que toda a gente anda com essas pistolas?”, questionou uma das norte-americanas-

A enorme festa é um evento nacional na Tailândia e que arranca precisamente esta sexta-feira, 13 de abril, no pico do verão no país. Chama-se Songkran e pode parecer apenas uma gigantesca batalha de água. Mas esta é apenas a faceta mundialmente famosa das das celebrações do Songkran, um período recheado de tradições culturais.

O nome tem raízes no sânscrito antigo e assinala o início do Ano Novo tradicional tailandês, celebrado de 13 a 15 de abril. O pretexto para os tailandeses fazerem uma pausa no trabalho e viajarem até às terras natais para estarem com as famílias.

Em 2023, o festival foi adicionado pela UNESCO à lista do Património Cultural Imaterial. Durante o festival, o ato de atirar água sobre alguém tem um significado simbólico. Representa a purificação e é sinal de boa sorte.

Acontece em quase todas as cidades tailandesas

Foi precisamente a água que transformou o Songkran num fenómeno global nas últimas décadas. Por estes dias, as batalhas são organizadas em grandes cidades como Banguecoque e também em locais históricos, como a cidade velha de Chiang Mai. Estas guerras que hoje se fazem por toda a Tailândia tiveram início há cerca de 60 a 70 anos.

O Songkran acontece em praticamente todas as vilas, cidades e aldeias da Tailândia. Em alguns locais, as batalhas de água estão limitadas a apenas um dia.

Apesar das variações regionais, há dois rituais que ainda hoje se mantêm em quase todo o lado. No primeiro dia do novo ano, 13 de abril, é comum visitar templos para borrifar estátuas do Buda com água — um ritual conhecido como Song Nam Phra. Já o segundo, chamado Rot Nam Dam Hua, envolve atirar água perfumada e com flores sobre as mãos dos membros mais velhos da família, que depois abençoam os mais novos.

Como grande parte das guerras de água acontece ao ar livre, não é difícil participar. Durante o Songkran, há pistolas de água à venda em praticamente todo o lado. Mas o melhor é ter cuidado e proteger todos os aparelhos num saco impermeável.

É uma tradição com décadas de história

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT