Viagens

Fim de distanciamento nos Países Baixos dá lugar a passes sanitários (e protestos)

As medidas de distanciamento social em vigor há 18 meses terminaram este sábado, 25 de setembro, com muita polémica.
Novas regras nos Países Baixos.

Este sábado, 25 de setembro, marca oficialmente o fim das medidas de distanciamento em vigor nos Países Baixos há ano e meio. O fim da medida é acompanhando de novas regras.

A partir de agora passa a ser necessário a apresentação de certificado para aceder a uma série de locais, como é o caso de restaurantes, hotéis, bares ou museus.

Também o uso de máscaras sofreu alterações. Continua a ser obrigatório em transportes públicos mas nas escolas, por exemplo, tanto docentes como funcionários e alunos deixam de estar obrigados a usá-la.

O fim de várias medidas para dar preponderância ao uso de passes sanitários deu lugar a protestos, dá conta a agência Reuters. Este sábado, em Haia, cidade que é a capital administrativa do país, centenas de pessoas reuniram-se em protesto contra as novas medidas.

Nesta altura 72 por cento da população dos Países Baixos já recebeu pelo menos uma das doses de vacina contra a Covid-19. O governado liderado pelo primeiro-ministro Mark Rutte procura incentivar a vacinação com o reforço da importância dos certificados mas a medida tem estado em debate no país. Uma parte do setor da restauração admite estar a ponderar não exigir certificado à entrada dos estabelecimentos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT