Viagens

Foi descoberta a maior cidade do antigo Egito — e tem mais de três mil anos

Vários investigadores já tinham tentado encontrá-la mas só agora conseguiram. Fica na zona de Luxor e seria o maior espaço administrativo da época.
Para quem gosta de História

Foi anunciada esta quinta-feira, 8 de abril, a descoberta daquela que os arqueólogos acreditam ser a “maior cidade do antigo Egito”. Fica entre o templo de Amenhotep III, a oeste de Luxor, e o templo de Ramses III, em Medinet Habu, e terá cerca de três mil anos. 

A busca dos arqueólogos por esta cidade não é de agora, já várias equipas tinham tentado a sua sorte, mas só a partir de setembro de 2020 é que realmente encontraram aquilo que procuravam. Daí até agora os investigadores foram desenterrando várias peças, tendo encontrado até edifícios que julgam ser uma oficina, uma padaria, um outro local dedicado a alimentação, uma zona administrativa e um cemitério, em conjunto com algumas tumbas.

“Muitas missões estrangeiras procuraram esta cidade e nunca a encontraram. Começámos o nosso trabalho procurando pelo templo mortuário de Tutankamon porque os templos de Horemheb e de Ay foram ambos encontrados nesta área”, disse em comunicado Zahi Hawass, um dos investigadores.

Esta cidade, que também é conhecida por nomes como A Ascenção de Aton ou a Cidade de Ouro Perdida, terá sido construída pelo Faraó Amenhotep III, que liderou o Egito entre 1391ac. e 1353ac.

“Foi a maior instalação administrativa e industrial da era do império egípcio na margem ocidental de Luxor.”

Entre as várias descobertas dos arqueólogos estão muros de três metros de altura, um selo com a inscrição “gm pa Aton”, que poderá querer dizer “o domínio do deslumbrante Aton“ e até um túmulo. Neste caso, ainda não se sabe a quem pertence o corpo, apenas que tinha os braços estendidos ao longo do corpo e os joelhos amarrados com corda.

“A descoberta desta cidade perdida é a segunda descoberta arqueológica mais importante desde o túmulo de Tutankamon”, disse o professor de Egiptologia da Universidade John Hopkins, dos EUA, Betsy Brian.

Zahi Hawass Announces Discovery of 'Lost Golden City' in LuxorThe Egyptian mission under Dr. Zahi Hawass found the…

Posted by Dr. Zahi Hawass on Thursday, April 8, 2021

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT