viagens

Foi descoberta por acidente uma nova secção do Muro de Berlim

A parcela de 20 metros foi encontrada por pessoas que davam um passeio e já foi oficialmente validada.

Um grupo de pessoas a dar um passeio, uma espécie de caminhada política por Berlim, descobriu acidentalmente uma nova secção do Muro que representa a separação entre as duas Alemanhas, erguido no século passado.

A parcela tem 20 metros, pelo que parece incrível que tenha ficado escondida durante quase trinta anos. Tão incrível que as autoridades tiveram de confirmar a sua veracidade e só agora divulgaram o achado, que terá acontecido em junho. A escolha da data para dar a notícia relaciona-se também com a celebração do 57.º aniversário do início da construção do muro, a 14 de agosto de 1961.

Segundo a revista de viagens “Lonely Planet“, durante a tal caminhada os berlinenses encontraram uma área do muro que esteve, este tempo todo,  escondida entre arbustos no Südpanke-Park, próximo à sede dos serviços de inteligência da Alemanha.

As pessoas chamaram imediatamente a Fundação do Muro de Berlim para garantir que a estrutura de 20 metros de comprimento era, de facto, parte da famosa barreira que dividiu a cidade durante 28 anos.

Inicialmente, a Fundação não tinha a certeza, até porque a nova secção parecia diferente das outras, mas acabou por a identificar como parte da parede menor e preliminar que separava Berlim Oriental da chamada “faixa da morte”, em vez da parede maior que corre entre os lados leste e oeste da cidade.

Segundo acrescenta a “CNN“, a área de 20 metros permaneceu inalterada durante quase 30 anos, tapada por videiras numa rua tranquila no distrito de Mitte. A nova secção já foi colocada sob proteção como monumento histórico da Alemanha.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT